sábado, 31 de março de 2012

Use o poder mágico das palavras...

Pensamento:

Todos gostamos de belas palavras, porém poucos de nós as transformam em atos.

Sun Tzu.

 

tumblr_lg7ppuofl31qzjoj6o1_500

Bom Dia ?

Que as palavras têm poder, tanto de construir, como destruir, não temos dúvidas, não é mesmo?

Mas como é que podemos usar a palavra de melhor forma para obtermos os bons resultados. Sem jamais, empregá-las para denegrir ou destruir qualquer pessoa que seja.

Então devemos ter nosso repertório de “Palavras Mágicas” !

Mas não espere que vou ensinar algumas palavras como: “abracadabra”, que, segundo algumas teorias significa: "Eu crio ao falar".

Conta-se que uma possível origem seria do Aramaico: avra kedabra que significaria "Eu irei criar ao falar".

Este sentido tem tudo a ver com nosso tema de hoje.

Por falar em palavras mágicas, sugiro tirá-las da cartola agora mesmo. Porque você conseguirá realizar verdadeiras mágicas com elas. Ou melhor, como sugere a sua origem, você criará verdadeiras mágicas ao dizê-las.

As palavras mágicas são aquelas que abrem portas, ao serem ditas. São aquelas palavras simples do nosso dia-a-dia e que ficam tão corriqueiras que muitas vezes nos esquecemos.

Seu poder é incontestável em nossa vida !

Veja algumas destas palavrinhas, experimente usá-las e surpreenda-se com sua magia.

BOM DIA, BOA TARDE E BOA NOITE - Você pode estar com dor de cabeça, TPM ou ter acabado de ser demitido, não importa. Não existe mau humor que justifique a ausência de saudação. Cumprimente as pessoas, sem moderação e todos, sem exceção!

OBRIGADO - Depois de aprender a falar "AGA" (“água”), "MAMA" (mamãe ou mamar, ou as duas coisas juntas), certamente você aprendeu a dizer OBRIGADO.

Pode ter certeza, sua mãe insistiu muito nesse ensinamento. Isso vale para absolutamente tudo. Do garçom que serve uma água ao amigo que acaba de lhe dar um presente de gosto duvidoso.

POR FAVOR - Seguindo a mesma linha de raciocínio, se você já descobriu que a terra gira em torno do sol e não de você, peça, ”por favor," por tudo que precisar.

Inclua pedidos feitos aos seus colega, empregados, aos amigos, namorado, esposa ou esposo e qualquer um. Exceção feita a animais de estimação. Se bem que não é má idéia tratar os bichinhos com gentileza.

DE NADA - Do mesmo modo que pedir "por favor" é regra básica das boas maneiras, retribuir com um "de nada" é obrigação, além de ser até chique.

Ou seja, você passou a noite de domingo preparando a apresentação para um amigo. Ao receber o agradecimento, solta um singelo "De nada!". Incrível, mas nem um monge budista seria tão desprendido. Fique feliz: Você é um ser superior!

COM LICENÇA - Vai entrar num restaurante, sair da sala antes do fim da aula, sentar-se na cadeira numa reunião de trabalho, atender ao celular na frente de outra pessoa e em todas as situações possíveis, peça COM LICENÇA. É uma palavra elegante que demonstra respeito ao outro, sinal de que você é uma pessoa civilizada e sabe que certas ações incomodam ou interferem na vida de outras pessoas.

PERDÃO, ME DESCULPE, SINTO MUITO - "Para os erros, há o perdão" já diz o poema. Por isso, se você esbarrou em alguém, pisou na bola ou cometeu "o deslize" da sua vida, não pense nem um segundo. Peça perdão.

Com todas as letras, com todo o sentimento, com todo o remorso. Mas, cuidado, tem gente tão viciada em erro que pede perdão como quem pede chopp em happy hour. Isso é a banalização do "me desculpe".

Para finalizar a lista das palavras mágica de hoje, acrescento:

PRAZER, MUITO PRAZER - Essas palavrinhas são obrigatórias quando se conhece alguém, mesmo que não tenha surgido empatia. O que, vamos assumir, às vezes acontece. A versão mais moderninha é "Como vai?" ou "Tudo bem?". De qualquer maneira não deixe de ser simpático logo no primeiro contato. Lembre-se: grandes amizades ou namoros nascem assim, numa conversa informal.

Não se esqueça destas aqui: "Você é importante pra mim" elas elevam a auto-estima; "você vai vencer" dá coragem para prosseguir e, enfim, as mais poderosas de todas as palavras: "amo você!"

Afinal de contas, nessas palavras estão incluídos dicionários inteiros, até mesmo com as palavras que desconhecemos.

Isso nos coloca num patamar elevado de gentileza, que é uma arte que não nos custa nada e nos trás enormes benefícios.

Fazer uso das palavrinhas mágicas no nosso dia-a-dia não só vai nos tornar pessoas mais simpáticas, vai também construir pontes entre nós e aqueles que fazem parte da história da nossa vida.

Essas palavras nos trazem as mágicas que geram sorrisos, relacionamentos e até emprego. Isso mesmo, quem é gentil recebe muito mais oportunidades do que quem vive de cara amarrada e brigado com o mundo.

Por tudo isso, comece a praticar desde já essa magia, transformando o mundo à sua volta.

Pense Nisso!

Tenha um Bom Dia HOJE .

 

Sigmar Sabin

Professor e Aprendiz da vida

Volto jáGargalhandoSmiley piscando

Nenhum comentário: