terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Uma derrota não é o fim do mundo...

Pensamento:

A arte de vencer aprende-se nas derrotas.

Simon Bolívar

 

theloveletter_smallwithtext

 

Olá.

Tudo bem aí com você?

Você já foi derrotado alguma vez em sua vida? Já planejou algo que não deu certo? Investiu em algum negócio que não prosperou?

E quanto dessa derrota perturbou você, a ponto de desistir de um sonho ou de algum projeto?

Olha que de derrotas eu entendo! E, vou compartilhar contigo, minha última experiência, aqui.

Ah, vamos deixar claro. Não quero fazer apologia, muito menos engrandecer minhas derrotas, para que você sinta pena, compaixão ou qualquer outro pensamento a respeito, senão procurar tirar destes exemplos algo para te fortalecer em relação a suas derrotas, quando acontecerem.

Bom, o que aconteceu foi o seguinte : Como havia divulgado aqui no Bom Dia HOJE, há duas semanas, eu preparei um evento para fim de ano, uma palestra de motivação com foco em criação de significados para a vida, com objetivo de fortalecer alguns pontos importantes na vida das pessoas, para 2012, que já está apontando pra nós.

Este evento seria hoje, dia 13 de dezembro em Curitiba.

Infelizmente, o evento teve que ser cancelado, por falta de “quorum”, número de inscritos insuficientes para viabilizar sua realização.

Tomar a decisão de cancelar um evento, às vésperas, comunicar as poucas pessoas que haviam se inscrito, na expectativa de encontrar uma palestra motivadora, é um acontecimento frustrante.

Mas, nada disso é razão para desistir. Aliás, eu uso sempre esse tipo de “episódio” em minha vida, após digerido o gosto amargo da derrota, como um estímulo para fazer novamente, com mais planejamento, com outras estratégias. Enfim, recomeça com mais determinação.

Ah, este não é o primeiro acontecimento, com gosto amargo de derrota que experimento este ano. Claro que os acontecimentos positivos, bem sucedidos, foram maiores. Projetos idealizados e realizados ficam no lado positivo do balanço deste ano.

Logicamente que a pergunta: “Aonde foi que eu errei” surge. Perturba o sono em alguns momentos. Mas, ela tem a nobre missão de fazer despertar para a reflexão. Analisar sim, com objetividade, o que causou a falha no resultado. Para que na próxima tentativa, não se cometa o mesmo erro.

Portanto, sugiro que você analise alguma situação semelhante, que tenha enfrentado e “repense” suas estratégias para retomar um projeto abandonado, um sonho engavetado e dê vida a eles.

Também aprenda não deixar que críticas, comentários “maldosos”, façam você desistir do que realmente quer.

Pense Nisso...

Tenha um Bom Dia HOJE !

 

Sigmar Sabin

Professor e Aprendiz da vida

2[1]

Nenhum comentário: