terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Pegue suas sementes e faça o plantio...

Pensamento para um Bom Dia HOJE:

Ainda que sua cabeça diga NÃO, siga sempre o seu coração.

(Silvia Schmidt)

48eba925422eb51b43ba8afb0d9eefb6

Bom Dia!

Você conhece a lição das sementes?

Ela ensina o seguinte: que "você só colhe depois de ter plantado ou trabalhado". Pegue algumas sementes de feijão e tente obter uma colheita de Feijão. Impossível, não é?

Pois, primeiro é necessário preparar o solo, plantar e regar a semente - isso significa seu ESFORÇO. Então, esperar algum tempo que é a PACIÊNCIA, para poder colher o feijão. Assim a lição da semente se resume basicamente em: Esforço + Paciência = Resultados.

Bem, você talvez se pergunte: O que isso tem a ver comigo?

Tem muito a ver sim. Eu quero falar sobre a lição das sementes, com você, talvez não seja o seu caso, mas o que percebo é que muitas pessoas, simplesmente esquecem este princípio e acabam agindo de uma maneira, em que querem resultados imediatos. Colher antes de plantar.

Por exemplo: "O que ganho amanhã, se plantar estas sementes hoje?".

Bom, provavelmente no caso das sementes de feijão, se plantar hoje, amanhã terá algumas sementes um pouco molhadas e talvez inchadas apenas. Por que esse princípio é bem claro: Plante hoje e colha algum tempo depois, em alguns meses.

Mas, a verdadeira aplicação desta lei é em nossa vida. Na minha, na sua também!

Por isso vou falar de alguns outros exemplos, bem mais práticos e relacionados ao nosso mundo. Quando uma pessoa que diz: "Seu eu tivesse um emprego decente, eu trabalharia com mais afinco, mas sendo este simples auxiliar de escritório, quero que se dane". Esta é uma atitude de quem deseja plantar feijão, hoje e já colher amanhã. Entretanto, se essa pessoa de dedicasse para tornar-se o melhor auxiliar de escritório da cidade, alguém com certeza reconhecerá seu talento e o promoverá ou levará para novas oportunidades que merecer.

Isso reforça mais uma vez, que é necessário primeiro o esforço, para depois obter a recompensa. É assim em todos os aspectos da vida. Os relacionamentos, também são assim. Muitas vezes a pessoa deseja encontrar um bom companheiro uma ótima companheira, mas não se dá ao trabalho de frequentar ambientes, onde pessoas com essa índole frequentam, nem se dão ao trabalho de realmente conhecer mais profundamente seus pretendentes.

Estas atitudes são estimuladas por um mundo costumeiramente consumista e imediatista. Onde rege a lei do "cartão de crédito", em que você adquire primeiro o que deseja para depois se preocupar em pagar. Com o princípio das sementes, é necessário primeiro obter os recursos, para depois ir às compras.

Outra lição importante ainda a ser aprendida com as sementes é que nem todas as sementes que você plantar acabam vingando. Ou seja: você planta uma porção de sementes, algumas não nascem mesmo, outras são devoradas por insetos ou pássaros, ficando então umas poucas sementinhas que se transformam em plantas e produzem seus frutos.

Isto pode não lhe parecer muito justo, mas assim é a vida! Por isso até você arranjar um bom trabalho é necessário passar por uma boa porção de tentativas, entrevistas, avaliações. Para encontrar seu "par ideal" provavelmente terá que conhecer várias pessoas, até que encontre aquela que tenha o perfil ideal para completar sua existência. O mesmo aplica-se ao mundo dos negócios. Até você obter a clientela adequada, terá que fazer boas tentativas de atrair clientes para seu empreendimento. Até mesmo no ambiente das amizades, ocorre desta forma.

Então, você está preparado agora para aceitar e por em prática a lição das sementes?

Vamos lá... Faça o plantio.

Pense nisso...

Tenha um Bom Dia HOJE!

Sigmar Sabin
Professor e Aprendiz da vida

37

Um comentário:

Gisele disse...

O texto e a flores são maravilhosos
muito bonito de se vê e lê.
O homem colhe o que plantar e nada
vem sem muito esforço. Uma verdade
muito clara.