domingo, 4 de julho de 2010

Primeiro vença a si mesmo e vencerás ao Mundo...

Pensamento para um Bom Dia HOJE:

Pai. Sei o que devo ser e ainda não sou... Mesmo assim, rendo graças a Deus, por poder estar trabalhando, dentro de mim mesmo, ainda que lentamente, para chegar um dia a ser o que devo ser.
(Francisco Candido Xavier)


Bom Dia!

Quais são e contra quem são as maiores batalhas que você trava em sua vida?

Vencer alguém que está impedindo seu avanço na vida? Um concorrente que geralmente leva a melhor nos embates profissionais, emocionais ou pessoais com você? Derrubar algum desafeto, por quem tem alimentado certa mágoa?

Eu digo que não. A maior vitória é sobre si mesmo. Como disse Platão: “Vencer a si próprio é a maior das vitórias".

Sabe de uma coisa, é preciso muito mais coragem para vencer a si mesmo, do que vencer aos outros.

Para vencer ao outro, muitas vezes uma palavra basta, para atingir um ponto de fragilidade e derrubá-lo, ou em outras situações, um silêncio pode deixar o outro sem ação e simplesmente entregar os pontos. Da mesma forma uma palavra certa, colocada no momento certo num ponto de fortaleza do outro, pode elevá-lo, erguê-lo, transformá-lo.

Mas vencer a si mesmo requer acreditar em seu diálogo interno, aceitar aquilo que pensa e agir de acordo. Assimilar o que muitas vezes pensa, imagina, mas não consegue praticar.

Vencer os outros não chega a ser uma grande vitória.

Vitorioso é aquele que consegue vencer a si mesmo, combatendo seus vícios e controla suas paixões.

Vencer ao outro quando ele erra é fácil. Basta chegar e apontar-lhe o dedo e dizer: “viu, você errou, você me prejudicou, te falei o que era certo”. Apenas para satisfazer o próprio ego com aquela sensação de superioridade.

A vitória sobre nós mesmos é muito mais difícil. Ela requer mais coragem, mais disciplina e mais decisão. Requer nesta situação, dizer: “Eu sei que você errou, mas eu permiti, por que queria ver você se lascar para que aprendesse pela maneira mais dura. Erro maior foi o meu de permitir que isto tenha lhe acontecido”.

Vencer ao outro, quando fragilizado lhe pede desculpas, é fácil. Basta dizer: “Ta vendo, como você é! Só reconhece depois que errou e caiu. Agora vêm me pedir desculpas. Por que não pensou antes de agir”?

Vencer a si mesmo, as vontades erradas, as vaidades, os sentimentos sedutores, porém errados, exige de si mesmo muita coragem. Requer reconhecer que poderia ter impedido a falha do outro, apenas orientando-o de forma amigável, para buscar o caminho ou a forma certa para agir contigo.

Eu sei, às vezes até tentamos. Mas é fácil desistir de si mesmo, quando temos o outro como alvo.

Mais uma vez, vencer ao outro quando por uma desavença qualquer, um relacionamento se rompe e se transforma em atritos. Quando o outro chega convicto de uma reconciliação e lhe propõem um brinde, uma virada de página. Um encontro amistoso, com café e bolo. Basta dizer: “Não, hoje não posso ou não to afim”, só para que o outro se sinta rejeitado.

Nesta altura vencer a si mesmo é engolir o maldito orgulho e dizer: “Eu também errei, para que esta situação viesse acontecer. Vamos juntos reconstruir algo que jamais deveria ter sido abalado. Nós só seremos maiores e mais fortes juntos, do que a soma de nossas individualidades”.

Então, procure olhar para dentro de si hoje, e antes de querer vencer o mundo à sua volta, ganhar qualquer discussão, olhe para cima, lembre-se que o maior dos mestres JESUS, nos ensinou: “que atire a primeira pedra quem nunca errou”.

Mas se você não conseguir na primeira vez, tente de novo. O simples fato de tentar de novo já será sua primeira vitória.

Mas, e o que você aprendeu hoje?

Então diga a si mesmo: “Quero vencer a mim mesmo, superar minhas dificuldades, aprender a me perdoar por querer ser mais e melhor que os outros, apenas porque meu ego quer assim”.

Tenha persistência em alcançar seus objetivos de tornar-se um ser melhor. Não para satisfazer a si mesmo. Mas pelo bem que pode proporcionar aos outros. E que assim se torne merecedor de todas as recompensas que o universo lhe enviar.

Pense, raciocine, analise, exercite sua criatividade e seu espírito crítico sobre si. Não sobre os outros. Mas aja com ponderação, não seja severo consigo mesmo. Apenas justo.

Conheça suas limitações e procure um braço amigo para ajudar-lhe superá-las.

Seja FELIZ consigo mesmo(a)!

Todo e qualquer crescimento humano verdadeiro, é atingir dentro de si a capacidade de transformação, que se dá, de alguma forma, vencendo-se a si mesmo.

Vencer-se a si mesmo é transcender-se a si mesmo, isto é, entender que o crescimento humano tem um modo de ser todo próprio, adequado com a liberdade. Vencer a si próprio consiste em cultivar bons pensamentos sobre si e sobre os outros.

Que este transcender-se seja seu projeto de vida atual.

Tenha um Bom Dia HOJE!

Pois compartilho com você, neste dia, um momento muito particular da minha vida em transformação. Tanto que me autodenominei como um “SER em reconstrução e transformação”. Uma benção que a doença da alma me mostrou.

Vença a si como estou vencendo a mim mesmo!


Sigmar Sabin
Professor e Aprendiz da vida


Xêrosss

Raquel

Nenhum comentário: