quinta-feira, 10 de junho de 2010

Prometa crescer e amar...

Pensamento para um Bom Dia HOJE:

A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca.

(Carlos Drummond de Andrade.)


Bom Dia!

Você já teve a sensação do tempo passar voando? Então me permita compartilhar com você a sensação de que o tempo passou voando.

Quando vivemos uma grande paixão, ou desejamos estar com alguém de quem gostamos muito, seja pelo simples gostar, ou por aquilo que a presença daquela pessoa nos proporciona, o tempo parece voar muito rápido. Não é essa a sensação Raquel ?

Algo que já se transforma em saudade, antes mesmos de nos afastarmos.

Eu tenho convivido durante esse tempo á frente do Bom Dia HOJE, com muitas histórias, desabafos e confidências sobre problemas de relacionamentos.

Principalmente, daquelas situações em que amor vira ódio. Ou quando o Amor termina. Em que a realização, vira sofrimento. E pensando muito sobre essas situações tão comuns em nosso cotidiano, que encontrei uma magnífica inspiração em Mário Quintana, que nos fala sobre as promessas que casais fazem no ato do casamento.

Elas servem para outras situações do nosso dia a dia. Mesmo em relacionamentos de amizade.

Mário Quintana escreveu um texto em que afirmava achar bonito o ritual do casamento, com seus vestidos brancos e tapetes vermelhos, mas que a única coisa que o desagradava era o sermão:

"Promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-lhe e respeitando-lhe até que a morte os separe?"

Achava simplista e um pouco fora da realidade.

Então, eis as novas sugestões de Quintana, para os sermões, e que são grandes lições de vida que podem ser aplicadas no dia-a-dia, em qualquer relação:

- Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?

- Promete saber ser amiga(o) e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra, sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?

- Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar?

- Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e, portanto a mais bem preparada para lhe ajudar, assim como você a ela?

- Promete se deixar conhecer?

- Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?

- Promete que fará sexo sem pudores, que fará filhos por amor e por vontade, e não porque é o que esperam de você, e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?

- Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão, que relacionamento algum elimina?

- Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar assumir o compromisso com a outra pessoa?

Sendo assim, Não os declaro apenas marido e mulher: declaro-os maduros, para construírem juntos a felicidade própria, junto do outro.

Ao terminar apresentação das sugestões de Mário Quintana, eu concluo:

Eis aí belas promessas! Quem saberá cumpri-las?

Quem saberá transformar um ato de amor, num ato de liberdade, e não na construção diária de uma prisão sem grades!

Assim desejo a você Um BOM DIA HOJE...

Sigmar Sabin
Professor e Aprendiz da vida

Um comentário:

Gisele disse...

Nossa RAquel, simplesmente maravilhoso !
Vou ler duas, três vezes isso
lindo demais...