quinta-feira, 22 de abril de 2010

Pensamento para um Bom Dia HOJE:

Ninguém comete erro maior do que não fazer nada porque só pode fazer pouco.

(Edmundo Burke)


Um BOM DIA Para Você !

Há alguns dias conversando com uma grande amiga, que inclusive já participou aqui no Bom Dia HOJE.
Falávamos de como as pessoas podem dar um “Novo Rumo” em suas vidas.
Dar muitas vezes uma verdadeira reviravolta em sua trajetória.

Isso pode ser no campo profissional, quanto pessoal.

E essa questão é levantada como uma solicitação que muitas pessoas me fazem, sobre como fazer essa “Mudança de Rumos”?

Então aproveito este encontro de hoje, para falar com você , sobre esse tema!

Mas antes, quero deixar claro que, da mesma forma que acabei criando minha própria história, mudando meu rumo quando foi necessário.
Não cabe a mim, criar uma história para você!
Mas cabe a você criar sua própria história e se for necessário, recriar ou mesmo criar uma nova história para você.

Cada um tem a própria vida a ser construída e a própria história para ser escrita.
E ainda mais!
Pelas próprias mãos e próprio esforço.

A verdade é que nem sempre aceitamos as dificuldades que aparecem em nossa caminhada. Somos por natureza, seres que facilmente se acomodam e buscam resultados fáceis.

E tem mais : você correr um grande risco de ser envolvido por discursos derrotistas!

Geralmente quando você se propõe ou se envolve em projetos, planos ou sonhos tidos como “Impossíveis”, rapidamente acabará sendo associado ao clube de visionários, de loucos, daqueles perderam a noção da realidade.

Experimente !
Você logo vai perceber e atrair uma legião de pessoas que irão te aconselhar a desistir, a não sonhar tão alto.

Como então não permitir que essa mentalidade derrotista e pessimista te afete?

Como você poderá sair da bolha do conformismo e lutar, acreditar para finalmente alcançar um objetivo mais alto, mais distante?

Não quero apenas ser um exemplo, para que imitem minha história. Quero que você descubra uma forma de escrever sua história, da melhor maneira possível, com os recursos e com a inteligência que você possui.

Para inspirar você a fazer isto. Eu vou contar aqui uma pequena parábola que conheci há algum tempo, que com toda certeza contém um ótimo exemplo que pode inspirar você como me inspirou!

A história da Mariposa que se apaixonou por uma Estrela:

Conta uma lenda que certa vez uma mariposa, pequena, ainda jovem, de corpo frágil e alma sensível voava ao sabor do vento, quando ao cair da tarde, viu uma estrela muito brilhante no céu e apaixonou-se por ela.

Voltou imediatamente para casa, louca para contar à sua mãe que havia descoberto o que era o amor, mas a mãe lhe disse com frieza:

- Que bobagem minha filha! As estrelas não foram feitas para que as mariposas pudessem voar em torno delas. Procure um poste ou um abajur e apaixone por algo assim; pois é para isso que fomos criadas!

Decepcionada com o conselho da mãe, a pequena mariposa simplesmente ignorou o comentário e permitiu-se ficar de novo alegre com a descoberta do seu amor e pensava: “Como é maravilhoso poder sonhar”.

Na noite seguinte, a estrela continuava no mesmo lugar, e ela decidiu que iria subir até o céu, voar em torno daquela luz radiante e demonstrar-lhe seu amor. Foi muito difícil ir além da altura que já estava acostumada voar. Mas conseguiu subir alguns metros acima do seu voo normal.

Ela entendeu então, que se cada dia progredisse um pouquinho, iria terminar chegando à estrela.

Armou-se de paciência e começou a tentar vencer a distância que a separava do seu grande amor.

Esperava com ansiedade que a noite descesse e quando via os primeiros raios da estrela, batia ansiosamente as asas em direção ao céu.

Sua mãe ficava cada vez mais furiosa com essa ideia e dizia:

- Estou muito decepcionada com a minha filha. Todas as suas irmãs e primas já tem lindas queimaduras nas asas provocadas por lâmpadas! Você deveria deixar de lado esses sonhos inúteis e arranjar um amor que possa alcançar.

A jovem mariposa, irritada por que ninguém respeitava o que sentia, resolveu sair de casa. Mas no fundo, como, aliás, sempre acontece, ficou marcada pelas palavras da mãe e achou que ela tinha razão.

Por algum tempo, tentou esquecer a estrela, mas seu coração teimava. Depois de ver que a vida sem um verdadeiro amor não tinha sentido, resolveu retomar sua caminhada em direção ao céu.

Noite após noite, tentava voar mais alto possível, mas quando a manhã chegava, estava com o corpo gelado e a alma mergulhada na tristeza.

Entretanto, à medida que ia ficando mais velha, passou a prestar atenção em tudo que via a sua volta. E do alto podia enxergar as cidades cheias de luzes, onde provavelmente suas primas e irmãs já tinham encontrado um amor, mas, ao ver as montanhas, os oceanos e as nuvens que mudavam de forma a cada minuto, a mariposa começou a amar cada vez mais sua estrela, por que era ela quem a empurrava para ver um mundo cada vez mais bonito, rico.

Muito tempo depois, resolveu voltar para casa e soube, pelos vizinhos, que sua mãe, suas irmãs e primas tinham morrido queimadas nas lâmpadas e nas chamas de velas, destruídas pelo amor que julgavam fácil.

A mariposa, embora jamais tenha conseguido chegar à sua estrela, viveu muitos anos ainda, descobrindo que, às vezes, os amores difíceis e impossíveis trazem muito mais alegria e benefícios que aqueles amores fáceis e que estão ao alcance de nossas mãos.

É isso mesmo !
Mesmo que seja difícil, que seu sonho esteja ainda bem longe de ser alcançado.
Não permita que as palavras dos outros derrotem você, muito menos as palavras que vem de dentro de você ou seus pensamentos de desânimo.

Determine-se a lutar por aquilo que acredita merecer e te levar a voar mais alto.

Sempre vale a pela.
A verdadeira beleza da viagem não é a chegada, mas o trajeto percorrido.

Receba meu abraço de carinho, como um sinal da minha torcida por você!

Pense nisso...

Tenha um Bom Dia HOJE ...

Sigmar Sabin
Professor e Aprendiz da vida

Nenhum comentário: