sexta-feira, 9 de abril de 2010

Não Julgue apressadamente...

Pensamento para um Bom Dia HOJE:

Depressa se arrepende aquele que julga de forma apressada.
(Pablo Siro)


Bom Dia !

Quantas vezes aconteceram coisas ou fatos a você que no momento que acorreram, você as julgou como ruins e mais tarde acabou descobrindo que aquilo não era de todo ruim ou ainda que aquele acontecimento fosse na verdade providencial para evitar um mal maior?

Por exemplo: perder um ônibus por que você chegou alguns minutos com atraso ao embarque, e você acabou perdendo um compromisso importante por causa disso.
Porem, mais tarde fica sabendo que aquele ônibus sofreu um acidente no seu trajeto e algumas pessoas acabaram feridas.

Bom, o objetivo não é contar histórias trágicas hoje.
Apenas estou citando um exemplo para você compreender a parábola do Rei e os Canibais que recebi e quero compartilhar contigo .
Para ajudar você entender a mensagem de hoje.
Sobre acontecimentos que julgamos ruins de início, mas podem ser providências e benéficas para nós.

Veja a parábola!

Conta uma lenda, que havia um grande rei que governava sabiamente uma terra distante, e que o fazia assim por que contava com os conselhos de um oficial de inestimável valor. Este oficial dizia sempre com toda convicção:

- Tudo que Deus Faz é Bom, ainda que a princípio pareça que não.

Esse oficial participava de todas as audiências e conferencias que o rei por dever do seu cargo, tivesse que proferir. Então onde quer que o rei fosse o oficial era sempre incluído na sua comitiva. Mesmo que fosse uma simples caçada. E foi numa dessas caçadas que o rei tornou-se vítima de um trágico acidente.

Montado em seu elefante, o rei observou um belo tigre se movendo lentamente há alguns metros. Então ele apontou sua arma, e disparou. Mas era dia da caça e não do caçador!

O tiro saiu pela culatra e acabou decepando um dedo da mão do rei. Com isso o rei ficou profundamente amargurado, por que perdera justamente o dedo em que usava o seu anel real. À noite quando lamentava sua tragédia, o oficial aconselhou o rei a se conformar com a situação, dizendo-lhe.

- Tudo o que Deus faz é bom.

Ao ouvir isso o rei ficou indignado, por que esperava do oficial igual revolta por causa do acidente. E achando o Oficial indiferente ao seu sofrimento, descarregando toda sua fúria, determinou que o oficial fosse preso, esquecendo assim todos os bons serviços já prestados.

Dias depois o rei ainda no desejo de caçar aquele tigre, organizou uma expedição e afastando-se demasiadamente das terras de seu reino, toda comitiva, inclusive o rei caíram prisioneiros de uma tribo de canibais.

Todos foram devorados, com apenas uma exceção. O Rei foi poupado, porque aqueles selvagens viram um defeito na sua mão direita, que faltava um dedo. Aquele perdido no acidente com a arma. Assim desprezaram a presa e o libertaram. Assim no caminho de volta o rei agradeceu aos céus por ter sido salvo pela falta dum dedo, que tanto lamentara a perda.
De volta ao trono, lembrou-se do oficial que sempre lhe dizia: “Tudo o que Deus faz é bom” e então mandou chamar e trazer á sua presença. Então o rei diante de todos se desculpou pelo castigo injusto que havia aplicado no oficial e perguntou como poderia lhe pagar por tamanha injustiça. Ao que o oficial respondeu:

- Não me deves nada Majestade, porque aprendi que tudo que Deus faz é bom. Se eu não estivesse na prisão, certamente estaria na sua expedição para a caçada. E por não ter qualquer defeito físico, teria o mesmo fim dos outros que estavam contigo. Assim Deus salvou a ti e a mim. “Porque tudo que Deus faz é Bom”!

Entendeu o sentido ou a moral dessa história ?

Isso acontece em toda nossa vida, até em relação ás pessoas com as quais convivemos. Muitas vezes julgamos seus atos de maneira precipitada. Para compreender isso só mais tarde que não era ruim.

Temos o hábito de julgar a tudo e a todos, apenas com base no fato momentâneo. Com isso corremos sérios riscos de cometermos grandes injustiças.

Por isso, procure olhar os acontecimentos sempre com bons olhos e avaliar com cuidado, antes de qualquer julgamento!

Pense nisso...

Tenha um Bom Dia HOJE !


Sigmar Sabin
Professor e Aprendiz da Vida

Nenhum comentário: