sábado, 24 de abril de 2010

ASSISTÊNCIA FRATERNA

Filhos, participando dos vossos estudos em torno das páginas de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", destacaríamos o trecho que nos sugere mais acuradas reflexões: "Amar, no sentido profundo da palavra, (...) é procurar ao redor de si o sentido íntimo de todas as dores que oprimem vossos irmãos, para abrandá-las..."

Ninguém extingue um incêndio com, simplesmente, combater-lhe as labaredas. Para erradicá-lo por completo, indispensável concentrar esforços no ponto em que se origina e se propaga.

Segundo a palavra dos Espíritos Superiores a Allan Kardec, o verdadeiro amor é aquele que perscruta a causa do sofrimento, não se limitando a minimizá-lo em seus efeitos. O mal apenas deixará de existir entre os homens quando as suas raízes forem arrancadas do solo do Planeta!

A carência material, seja ela qual for, exterioriza uma necessidade de ordem moral. A indiferença humana ante verdades que transcendem, permanece na base dos problemas que afligem a Humanidade. Socorrer a dor imediata é dos mais comezinhos deveres que a solidariedade impõe, no entanto identificar-lhe as origens para, ao longo do tempo, impedir as suas recidivas, é tarefa indispensável.

Atendei, assim, à fome do corpo; providenciai o agasalho e o remédio, sem vos esquecerdes, porém, de fazer luz para que as trevas da ignorância se desfaçam.

Se é justo cooperar com o pai de família que, de um instante para outro, se vê às voltas com o desemprego, mais justo ainda será ampará-lo com uma nova oportunidade de trabalho.

A assistência fraterna aos irmãos carentes não deve induzi-los à excessiva dependência, sob pena de viciar-lhes o espírito. É evidente que, cada qual é exortado pela Vida a equacionar as próprias dificuldades: a solução definitiva dos problemas que enfrenta passa, necessariamente, pela maior conscientização do homem no processo da evolução.

Filhos, não vos esqueçais, portanto de que amar é ensinar o caminho, encorajando a quem deve tomar a iniciativa de percorrê-lo.

A CORAGEM DA FÉ-Bezerra de Menezes/ Carlos A Bacelli

Nenhum comentário: