sábado, 18 de julho de 2009

O Templo e a Vida

Estimados Amigos,

  • Um templo é um lugar que, mormente, evoca nas pessoas sensações de serenidade pelo seu conteúdo divino, confiança pela sua característica piedosa, inspiração pela seu caráter misterioso e transcendente e penitência por sua particularidade não julgadora.

    Assim sendo, sempre que uma pessoa adentra um templo, independentemente da crença, doutrina ou dogma que o mesmo preconiza, ela está, ainda que indiretamente, buscando manifestar, ou encontrar, em sua essência algum, ou vários, dos sentimentos supracitados.

    Ademais, por meio do impressionante poder que a fé possui na natureza humana, na maioria dos casos, independentemente do problema, da dor, da preocupação ou da necessidade que possa estar afligindo um indivíduo, depois que ele ora, descansa ou medita por algum tempo em tão respeitável lugar, uma venerável mudança, ainda que temporária, acontece em sua psique que o torna mais tranquilo, inspirado ou aliviado.

    No entanto, apesar dos templos serem um espaço sublime, um ponto deveras importante de ser entendido é o fato de que tão elevadas qualidades não são emanadas por nenhum templo, pois ela existem, ainda que dormente, no espírito de cada pessoa, ou seja, todo o ser humano é dotado de tais virtudes e pode, a qualquer momento, fazê-las florescer em seus pensamentos, comportamentos ou ações.

    Isto não significa que os templos devem ser ignorados ou negligenciados, muito pelo contrário, eles devem ser visitados e mantidos, pois os mesmos têm muitos valores e simbologias que auxiliam o processo evolutivo humano.

    Mas o ponto importante deste texto é considerar o fato de que se tão auspiciosa especialidade é inata ao ser humano, o mesmo possui plenas capacidades de utilizar o poder cognitivo, ou pensamento, que o templo evoca em sua natureza e, de uma maneira objetiva e prática, transcender tão bonita visão para todos os aspectos de sua vida, de modo que a sua mente, o seu corpo, o seus relacionamentos, a sua família, o seu trabalho e, acima de tudo, o complexo de sua vida, sejam a manifestação dos atributos que se encontram num templo.

    Então, quando isto acontece, uma sutil, gratificante e majestosa mudança acontece no âmago de cada pessoa, pois ela começa a entender a liberdade, o poder e a responsibilidade que a mesma possui sobre seus atos, interações, resultados e destinos vivenciados durante o breve espaço de uma existência.

    Como consequência, pelo fato da mente ser um templo, os pensamentos refletidos passam a ser mais augustos, construtivos e confiantes. O corpo passa a ser mais saudavelmente alimentado, conscientemente exercitado e carinhosamente limpado. Os relacionamento passam ser mais amistosos, apoiadores e caritativos. A família passa a ser um modelo de comunhão, respeito e liberdade. O trabalho passa a ser uma fonte de satisfação, desenvolvimento e contribuição e, o mais importante, a vida passa a ser uma fantástica jornada onde a Luz Divina, o amor e a caridade são os admiráveis pilares que sustentam a magnânima arquitetura que forma o complexo de cada indivíduo.

    Assim sendo, a pessoa que tiver a franqueza, o valor e a leveza de conduzir todos os aspectos de sua vida baseados na nobreza e generosidade de um templo, estará passando por uma esplêndida caminhada onde os passos percorridos deixam marcas e trilhas que encantam, inspiram e elevam a vida humana.

    Desta maneira, desejo-vos uma semana repleta de entendimento e respeito aos templos, transferência de tão belos atributos aos seu quotidiano e respeito para com a magia de vossas vidas.

    Com amor e carpe diem,

    Tadany


    Poema 377

    Numa realidade onde a mentira sobrepuja a verdade
    E a verdade parece uma longínqua e ilusória miragem
    Infelizmente o homem suicida-se em sua própria crueldade
    Ao esquecer-se da esplendecência de sua própria bagagem. (Tadany – 01 01 09)


    Poema 214

    Existe uma energia universal
    A qual desconheço o nome
    Que é ígnea, ubíqua e transcendental
    E que está ao acesso de qualquer homem. (Tadany – 08 10 05)

    Poema 91

    A filosofia, no amplo conceito do estudo de todas as coisas
    Quando inserida à mente
    É como oxigênio para a combustão
    Que transforma a vida num fenômeno inesquecível e sempre ardente. (Tadany – 12 01 05)

Nenhum comentário: