terça-feira, 30 de julho de 2013

Contabilize os bons acontecimentos...

Pensamento:

Não existe nada de bom ou de mau que não tenha sido cogitado pelo nosso pensamento.

William Shakespeare

anemoner i kanna

Bom Dia

Estamos chegando ao final de mais um mês então imagine o seguinte :

Você termina seu dia ou uma semana inteira, quem sabe um ano todo. Então, como as organizações empresariais, devem fazer um balanço contábil. No caso das empresas, o balanço está relacionando ao mundo do dinheiro.

No seu caso, não contabilize o movimento financeiro. Para saber ao final do período, se obteve lucro ou prejuízo. Se seu patrimônio, aumentou ou diminuiu.

A contabilidade que eu sugiro aqui é dos bons acontecimentos!

Como na contabilidade econômica e financeira somam-se todos os valores, inclusive os mínimos centavos. Na sua contabilidade dos acontecimentos some também, os mínimos acontecimentos.

Porém, aqui a regra vai diferir da regra contábil onde você soma as entradas ou os créditos e diminui as saídas ou débitos.

Na contabilidade da vida. Você somente deve somar os bons acontecimentos. Sem diminuir os acontecimentos ruins ou desagradáveis. Eles não tem sentido entrar nessa contabilidade. Não tem valor, nenhum, se deles você não tirou uma lição para ser aplicada na sua vida.

Antes que alguém levante a mão na sala, para dizer que não tem acontecimentos bons para somar, deixe que eu esclareça uma coisa. Melhor, permita ensinar uma técnica de observação!

Sabe o que é , na contabilidade dos valores monetários, é necessário prestar muita atenção aos “centavinhos”, por que são eles que normalmente causam a maior dor de cabeça na hora de fechar o balanço.

Assim aprendemos prestar atenção nas pequenas coisas.

Na vida do nosso cotidiano, muitas vezes não damos a devida atenção aos pequenos bons acontecimentos, mas permitimos que um pequeno e desagradável acontecimento. Um pequeno gesto ou um mínimo detalhe estrague um dia inteiro de existência.

Mas, já sugeri deixar as coisas desagradáveis de fora da contabilidade, vamos então à contagem dos bons momentos?

Experimente! Faça uma lista diária, se possível anote num papel, cada acontecimento bom.

Um exemplo?

Um sorriso despretensioso, recebido de alguma pessoa, mesmo desconhecida que cruzou com você. Por que não somar aquele sorriso de uma criancinha que você encontrou na parada de ônibus?

Uma flor, daquelas bem pequeninas que você acabou percebendo num lugar inesperado. Um pássaro fazendo seu ninho num poste, em pleno tumulto de uma metrópole.

Se você acha que essa contabilidade da vida é muito poética! Comece somando as coisas maiores! Um telefonema de um amigo que recebeu inesperadamente. Um e-mail com uma mensagem bacana! Aquela refeição deliciosa que você saboreou, preparada por alguém que dedicou todo o amor da sua existência em preparar a comida.

Já imaginou , o tamanho da sua lista no final de um dia. Agora somando isso na semana, semanas seguidas.

Agora me responda: Temos ou não temos motivos, para querer contribuir, que a contabilidade das pessoas que nos cercam, também tenha uma lista gigantesca de bons acontecimentos!

Pense nisso...

Tenha um Bom Dia HOJE !

Coração vermelho

Sigmar Sabin

Professor e Aprendiz da vida

Nenhum comentário: