segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Atitudes valem mais que intenções...

Pensamento:

O melhor investimento que você pode fazer é melhorar a si mesmo, desenvolvendo os hábitos que farão de você uma pessoa melhor.

Stephen Covey

 

424331_256129771132363_100002060261932_580592_1564641660_n

 

Bom Dia!

Como vai?

Desejo que você tenha uma semana bem produtiva, abençoada e principalmente que você seja presenteado com luz, saúde e prosperidade.

Neste últimos dias, fiquei com uma dúvida em minha cabeça: O que vale mais? As intenções ou as atitudes?

Pois é bastante comum, pessoas dizerem que “o que vale é a intenção!”.

Bem, eu quero dizer que “boas intenções não tem valor algum sem uma atitude concreta”. Ou seja: a grandeza do ser humano está na atitude, na ação concreta. Sem ela, de que adianta uma boa intenção, aquilo que alguém quer fazer ou pensa em fazer, sem levar a concretizar?

De que adianta ter a intenção de ajudar alguém, se não formos capazes de mover um único músculo de nosso corpo nessa direção?

De que vale a intenção de respeitar alguém, se na verdade agimos pensando apenas em nós mesmos?

Para ser sincero , uma intenção sozinha, vale muito pouco, para não dizer, nada.

Eu posso ter os mais belos pensamentos e ideais, se eles não estiverem acompanhados de atitudes coerentes. Acabam se tornando apenas uma cantiga para anestesiar a minha consciência ameaçada pela culpa de não ter agido de acordo com ela.

Bom, vou ser mais específico .

Carlinhos, um antigo conhecido e colega, recentemente me relatou uma experiência que se encaixa bem como exemplo sobre o que eu quero mostrar nesta reflexão.

Ele é solteiro e mora sozinho. Mas isso não faz dele uma pessoa solitária. Ele é muito sociável, têm bastante amigos, suas redes sociais estão repletas de centenas de “amigos”.

Mas acontece que há alguns dias, Carlinhos teve uma enfermidade que o deixou literalmente de cama. Apesar de a notícia ter circulado entre seus amigos, muitos manifestaram desejos, intenções de melhoras e de apoio. Nenhum deles se dignou ir até a sua casa, para lhe prestar alguma ajuda, apoio, solidariedade. Ou seja, todos ficaram nas boas intenções.

Apenas uma das suas amigas, Raquel, com quem tem menos contato, ao saber da situação, deixou todos os afazeres e foi levar seus préstimos para cuidar dele. Levou ao médico, ao retornarem para casa, ficou cuidando dele até que se reestabelecesse para voltar à ativa novamente.

Agora, eu lhe pergunto . Quem realmente fez a diferença? Todos os bem intencionados ou aquela pessoa que agiu e fez?

Algo mais, para você pensar hoje!

Quantas coisas na sua vida, tem sido mera intenção e ao você analisar, percebe de não obteve o resultado que gostaria e que faltou um ingrediente. A atitude?

Você certamente conhece alguma pessoa que já tive intenção de mudar de emprego, de cidade, de condição, mas não agiu. Nem para atualizar um currículo profissional e enviar para uma possível vaga foi capaz.

E aquela pessoa que ainda diz simplesmente: “Eu não tive a intenção de ferir ninguém”.

Pois, isso não passa de uma desculpa para que ela não se sinta tão culpada pelo mal que tenha causado. Isso é como se tornar crianças dizendo: “ Ah... Mas eu não queria que fosse assim”. Como se dessa maneira o mal causado se tornasse menor, ou menos nocivo.

Quero finalizar, provocando mais uma reflexão.

Palavras isoladas são para covardes, que fogem e se escondem. Apenas os corajosos são capazes de ação realmente reparadora. Coragem tem a ver com ação, com enfrentar as dificuldades de frente.

Por exemplo: Se você gosta de alguém... Mostre! Tenha atitudes amorosas. Seja atencioso, respeite, proteja, acalente. Torne-se presente. Olhe de verdade para essa pessoa, perceba a sua existência, coloque-se no lugar dela.

Tente perceber o que ela pode estar sentindo e tente agir da melhor forma que puder. Não se esconda atrás de suas palavras. Palavras “bem ditas“ são aquelas que vêm acompanhadas de atitudes.

Pense Nisso...

Tenha um Bom Dia HOJE .

 

Sigmar Sabin

Professor e Aprendiz da vida

Rosa vermelhaRosa vermelhaRosa vermelha

Nenhum comentário: