segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Aprenda combater o seu medo...

Pensamento para um Bom Dia HOJE:

  A arte de vencer é a arte de ser ora audacioso,

ora prudente.           

            (Napoleão Bonaparte)             

         

tumblr_ll7xhqPpCZ1qefyomo1_500

 

Oi, desejo que você tenha um Bom Dia HOJE!

Diga-me uma coisa: Você já sentiu medo alguma vez?

Aquele medo de ficar paralisado diante de uma situação que necessitava uma ação de verdade?

Não se espante! O medo faz parte da nossa vida. Se alguém lhe disser que nunca sentiu medo, duvide. Deve ser alguém que ignora riscos. No entanto o que você não pode se permitir é que o medo de algo não dar certo, o medo do desconhecido, venha lhe paralisar diante da vida.

Sabe de uma coisa,  ter medo é ignorar a vida.  Por isso precisa ter algumas atitudes que te levem a abrir a porta para sair de um estado de imobilismo.

Caso contrário corre um sério risco de associar-se ao clube dos acomodados e medrosos que preferem ficar na rotina, sem arriscar mudar alguma situação na vida, que necessita de mudanças.

Lembre-se que estas pessoas jamais irão experimentar a felicidade plena, e, também é bem provável que em seu leito de morte se arrependerão de não terem arriscado um pouco mais e de terem realmente vivido com a intensidade que o mundo lhes pedia.

Olha só!  Eu não quero que você agora largue tudo vá se aventurar ou arriscar-se em algum esporte radical, apenas para provar que não tem medo.

O medo ao qual me refiro aqui é o de tentar fazer algo novo. De romper com situações que não fazem bem.

Pois, há tempos venho convivendo com pessoas que seguem até ao final de um processo ou projeto, terminam um curso que não lhes agrada e nem lhes acrescenta nada, mas em um determinado momento fizeram um escolha, que na época parecia boa, mas depois perceberam que estava errada, mas insistem e chegar até o fim, por medo de mudar.

Por causa desse medo de mudar, passam horas de tédio numa sala de aula e não conseguem viver com o brilho nos olhos daqueles que tem prazer em realizar.

Eu também já convivi, aliás, eu já fui um deles:  de ficar com medo e ousar sequer experimentar, saborear uma comida nova.

Isso acaba gerando uma grande insegurança e principalmente falta de iniciativa.

Naturalmente que esse medo, tem origem em diversas situações da vida. Pode ser, pela educação recebida de pais controladores, nas escolas, com professores repressores, a repressão recebida durante a infância.

Mas, hoje, você tomando consciência desses fatores, saiba que  isso pode ser mudado, se não por vontade própria, mas com ajuda profissional.

E você sabe o que mais pode provocar o medo?

Acabar com enterrando o entusiasmo de querer viver.  O que é ainda pior, querer encontrar culpados externos pela própria infelicidade.

Quer exemplos? Culpar o patrão pelo insucesso profissional. Culpar o marido ou esposa pelo fracasso e infelicidade num casamento. Culpar a ocupação com a educação dos filhos, pela falta de amigos. Culpar um professor pelo baixo desempenho na escola. Enfim, a lista aqui pode ser bem extensa.

Porém, tem saída sim!  É uma questão bem simples de a assumir as rédeas da vida e de colocar-se acima de qualquer situação de inferioridade, de insatisfação ou falta de motivação.  Mudando seus pensamentos a respeito de si mesmo e mudar alguns hábitos.

Aprender a ser mais forte e evitar de entrar num estado de negativismo, prestando muita atenção os diálogo interno de: “Não posso; não consigo; não sei; é muito difícil; não mereço; pra mim sempre foi assim; etc.”

Quando conseguir controlar esse estado, originado no próprio pensamento de derrota, já estará dando um grande passo para a mudança e a vida começará fluir para melhor.

Tenha certeza que problemas aparecem na vida para serem resolvidos e não para serem “empurrados” pra frente.

Agir é a melhor maneira de sair de um estado de paralisia e alcançar resultados muitas vezes nem sequer imaginados.

Pense a respeito, reflita e experimente!

Pense Nisso... 

Tenha um Bom Dia HOJE!

 

Sigmar Sabin

Professor e Aprendiz da vida

Angela-Cristina_kit-Lembrancas_alfinete

Nenhum comentário: