terça-feira, 20 de setembro de 2011

Seja livre e ame...

Pensamento:

A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca.

Carlos Drummond de Andrade

 

tumblr_lgxt3gTy0l1qefyomo1_500

 

Que você, tenha um Bom Dia HOJE!

O tempo avança e com ele as folhas do calendário vão caindo. É mais uma semana passando, outro mês está passando, o ano vai esgotando seus meses, e a sensação de que fica é que o tempo voa.

E quando vive ou deseja estar com alguém de quem gosta muito, seja pelo simples gostar ou por aquilo que a presença daquela pessoa lhe proporciona, o tempo parece voar muito mais rápido ainda.

Não é essa a sensação?

Algo que já se transforma em saudade, antes mesmos de se afastarmos.

E justamente ao refletir sobre relacionamentos entre pessoas, que resgatei na memória, algumas histórias que conheci e que foram compartilhadas comigo. Nesse tempo à frente do Bom Dia HOJE, com muitas histórias, desabafos e confidências sobre problemas de relacionamentos.

Principalmente, daquelas situações em que amor vira ódio. Ou quando o Amor termina.

Em que a realização de uma pessoa, vira sofrimento. Foi justamente pensando sobre essas situações tão comuns em no cotidiano, que encontrei um magnífico texto de Mário Quintana, que fala sobre as promessas que casais fazem no ato do casamento.

E essas promessas, também servem para outras situações do dia a dia. Mesmo em relacionamentos de amizade.

Veja o que Quintana escreveu, num texto em que afirmava achar bonito o ritual do casamento, com seus vestidos brancos e tapetes vermelhos, mas que a única coisa que o desagradava era o sermão:

"Promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-lhe e respeitando-lhe até que a morte os separe?"

Pois ele achava simplista e um pouco fora da realidade.

Então, eis as novas sugestões dele - Quintana, para os sermões e que são grandes lições de vida que podem ser aplicadas no dia-a-dia, em qualquer relação.

- Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora e sim respeitar a individualidade do ser amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?

- Promete saber ser amiga(o) e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra, sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?

- Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar?

- Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e, portanto a mais bem preparada para lhe ajudar, assim como você a ela?

- Promete se deixar conhecer?

- Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?

- Promete que fará sexo sem pudores, que fará filhos por amor e por vontade, e não porque é o que esperam de você, e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?

- Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão, que relacionamento algum elimina?

- Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar assumir o compromisso com a outra pessoa?

Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher: declaro-os maduros.

Ao terminar apresentação das sugestões de Mário Quintana, eu concluo:

Eis aí belas promessas! Quem saberá cumpri-las ?

Quem saberá transformar um ato de amor, num ato de liberdade e não na construção diária de uma prisão sem grades!

Reflita sobre a sabedoria de Mario Quintana, nesta mensagem de hoje .

Pense Nisso!

Tenha um Bom Dia HOJE !

 

Sigmar Sabin

Professor e Aprendiz da vida

happy-new-year-comments-10

Nenhum comentário: