sábado, 27 de agosto de 2011

Ouse abrir portas...

Pensamento para um Bom Dia HOJE:

Viver é expandir, é iluminar! Viver é derrubar barreiras entre os homens e o mundo. O homem deve viver se realizando. O realizado botou ponto final. Não podemos viver, permanentemente, grandes momentos. Mas podemos cultivar sua expectativa.           

            (Pedro Bloch)             

 

308551844_f121edb095

 

Bom Dia!

O que você acha desse pensamento de hoje? Maravilhosa visão que o Pedro Bloch, passa sobre o que é viver, não é mesmo?

Vamos conversar um pouco sobre a experiência que é viver?

Melhor, vamos falar sobre viver as experiências, sem medo de errar, e, principalmente sem dar ouvidos aos pessimistas de plantão!

Muitas vezes emitimos nossa opinião sobre determinado assunto ou situação sem tê-la experimentado.

Quer ver uma situação clássica? Como saberei o gosto de jiló? Do limão? Da maçã, se não os experimentar. Fazendo isto, ainda isento de julgamento, é claro.

Digo isento de julgamento, por que temos o costume de tomar certas atitudes com base naquilo que “ouvimos dizer” de outros. E que isso acaba tornando-se uma verdade para nós.

Mas e a riqueza de “experimentar” onde fica?

Deixe-me contar uma pequena parábola sobre a “Coragem de Experimentar”!

Um rei submeteu sua corte à prova para preencher um cargo importante.  Homens poderosos e sábios reuniram-se ao redor do monarca.

- Ó Sábios – disse o rei – eu tenho um problema e quero ver qual de vocês é capaz de resolvê-lo.

Ele conduziu os homens a uma porta enorme, maior do que qualquer outra que eles já tinham visto.

O rei esclareceu:

- Aqui está a maior e mais pesada porta de meu reino. Qual de vocês pode abri-la?

Alguns dos cortesãos simplesmente balançaram a cabeça. Outros, contados entre os sábios, olharam a porta mais de perto, mas reconheceram que não tinham capacidade de fazê-lo.

Tendo escutado o parecer dos sábios, o restante da corte concordou que o problema era difícil demais para ser resolvido.

Somente uma única pessoa aproximou-se da porta. Examinou-a com os olhos e com os dedos, tentou move-la de muitas maneiras e, finalmente, puxou-a com força. E a porta se abriu.

Ela estava apenas encostada, não completamente fechada. Bastava apenas, para abri-la, que alguém tivesse disposição de reconhecer tal fato e coragem de agir com audácia.

O rei disse:

- Você receberá o cargo prometido na corte, pois não confiou apenas naquilo que viu ou ouviu; você colocou em ação suas próprias faculdades e arriscou experimentar.

E agora? Com coragem para também experimentar da próxima vez que deparar com uma grande e pesada porta?  Espero que sim. Por que é assim que se dá o grande passo rumo à solução da maioria dos problemas da nossa vida.

Essa historia do rei com seus cortesãos é uma grande lição não acha?

Então, coragem, vamos mover as portas que surgem á nossa frente.

Pense nisso e Ouse.

Tenha um Bom Dia HOJE!

 

Sigmar Sabin

Professor e Aprendiz da vida

ial_fis_leaf_snowed

Nenhum comentário: