segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Tenha um plano atinja suas METAS...

Pensamento para um Bom Dia HOJE:
Os únicos limites que eu tenho na vida, são os limites que coloco em mim.
(Nick Vujicic – nasceu sem os braços e as pernas.)

sitting
Olá!
Hoje atendo um pedido do meu amigo professor Sigmar, estou aqui hoje para substituí-lo na missão nobre de levar uma palavra de estímulo para que o seu dia seja um Bom Dia HOJE!
Para isso, quero compartilhar com você, experiências aprendidas na vida e que procuro aplicar insistentemente para alcançar meus objetivos. Ainda para que eu consiga manter minha motivação e minha persistência na caminhada, para chegar onde desejo.
Então, vamos ao que interessa conversa?
Quantas vezes você já definiu uma meta em sua vida, começou a agir para tentar alcançá-la e em algum momento desanimou e acabou desistindo dela?
Bom. Acredite que eu já fiz isso muitas vezes. Por isso mesmo que tenho observado isso acontecer com muitas outras pessoas, e chego à conclusão que isto é uma coisa bastante comum de acontecer com qualquer pessoa.
Vou dar alguns exemplos para você?
Sabe aquela meta de perder uns Oito quilinhos em apenas 2 meses, ou os 10 quilômetros que pretende correr daqui a 3 meses, ou seu curso de idiomas que vai concluir até o próximo invernos. E ainda outras tantas metas que pretendia atingir.
Mas, e aí, o que acontece de verdade?
Uma das maiores “ilusões” que nós nos submetemos, é quer estabelecer metas, que depois nos parecem ser grandes ou demorar muito tempo para serem alcançadas. E, quando perceber que estão longe de serem atingidas, acabará desanimando e finalmente desistindo, mesmo quanto já obteve algum resultado.
Para evitar essas “armadilhas” e para evitar que desista, ainda encontrar um jeito que você poderá fazer para manter suas metas, sem desistir antes de alcançá-las?
O método que tenho adotado e recomendo, é chamado de: “Dividir para Conquistar”!
Ele consiste em dividir sua meta original em partes menores e que naturalmente são mais fáceis e mais rápidas de serem alcançadas. Assim você verá seus resultados constantes, o que também dá uma sensação de realização. Isso também já é um estimulo natural para se animar a continuar rumo à próxima etapa.
Lembra-se daqueles oito quilinhos para serem perdidos em dois meses? Que tal dividir o tempo em etapas semanais? Por exemplo: os dois meses são pouco mais de quatro semanas. Então seu desafio seria alcançar o resultado emagrecer 1 kg por semana. Que dividindo em metas ainda menores, seria algo como perder cerca de 150 gramas por dia!
É mais fácil ou não é? Claro que é!
Além de parecer mais fácil atingir essa meta, você terá um controle maior sobre o resultado. Assim fica mais fácil montar um plano para atingir a meta.
Preste bastante atenção. Se você não dividir sua meta e não traçar um plano bem definido, pode acontecer que você passe a comer muito menos, fazer muitas horas de exercício por dia e perder, uns 4 kg nas duas primeiras semanas, mas isso se torna muito desgastante, o que poderá desestimular você e acabar desistindo do objetivo maior.
Se suas metas são outras que não da perda de peso, realizar uma corrida, ou um curso ou ainda tantas outras metas. Todas elas podem ser fracionadas em metas menores, palpáveis e realistas, que te darão uma coragem adicional para querer conquistá-las por etapas.
Outra recomendação bem importante que eu quero fazer, é que para esse método ser mais eficiente é necessário que você tenha controle de cada etapa. Para isso, faça anotações dos resultados alcançados, como uma espécie de diário. Ao fazer um acompanhamento, você tem noção exata da sua evolução ou do esforço que precisa para chegar até o resultado realmente almejado.
Para isso, você poderá usar um caderno, um arquivo texto no seu computador, uma agenda ou qualquer outro meio, mas tem que fazer o registro e controle.
É também importante que você se recompense de alguma forma, por cada conquista nessas etapas. Fica por conta da sua imaginação o que lhe fará bem e ainda sirva de um estimulo adicional para querer alcançar a meta estabelecida.
Então, lembre-se: Defina suas metas, divida elas em metas menores, mantenha seu foco no próximo passo e comece a agir.
Afinal de contas, tudo que você fizer por você mesmo, te estimulará a ser mais FELIZ.
Tenha um Bom Dia HOJE.

Martha Grannuzy
Consultora de Empresas
Aprendiz do Professor Sigmar

barravioleiro

Nenhum comentário: