quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O plantar


Eu tive condições de plantar o amor,
plantei paixões imediatas, veio a dor.

Eu podia dividir o pedaço de pão,
mas reclamei de barriga cheia, e veio a fome.

Eu podia ser solidário, mas me entreguei a lamentação,
restou apenas a solidão.

Eu podia seguir a luz, mas fiquei no canto escuro,
quando pediram a minha opinião, fiquei em cima do muro.

Eu podia seguir qualquer caminho, preferi o das facilidades,
no começo era sempre florido, mas pouco depois, só infelicidade.

Eu podia sorrir e seguir adiante, mas o choro era mais forte,
reclamei da vida, perdi oportunidades e briguei com a morte.

Eu tive tantos amigos, mas abusei deles,
exigia tanto que se cansavam, eu me isolei.

O orgulho me cegou, eu me achava superior,
na minha ignorância, eu não precisa de Deus.

No meio do caminho de espinhos, sentei e chorei.
Era preciso encontrar uma solução, cansei.

Cansei de sofrer, de sentir-me tão só!
Foi ai que tirei as sandálias, e vi os desvalidos.
Eu era tão orgulhoso, que não ouvia seus gemidos,
e pude perceber que podia fazer alguma coisa,
eu podia, com as minhas deficiências, servir,
dividi meu pão, amparei os caídos,
limpei feridas, animei os que desistiam.

E assim, em meio aos problemas dos outros,
eu me vi forte, e resistindo a insegurança,
me vi menino, homem com alma de criança.

Surpreso, me encontrei fazendo a caridade,
lavei a minha alma, encontrei a serenidade.
Entre os mais carentes, descobri que era rico,
entre os mais necessitados,
descobri o que tinha e não valorizava.

Hoje sigo confiante, tudo faz sentido,
até nos problemas vejo uma luz,
e posso afirmar com toda certeza:
- a fraternidade é o caminho seguro,
que nos aproxima de Jesus.

Eu acredito em você
Paulo Roberto Gaefke

Um comentário:

Gisele disse...

Querida Raquel,sempre no final da novela:viver a vida aparece uma
pessoa que relata uma experiência de vida.O que me chamou muito a atenção
foi o fato que uma mulher falou que só conseguio sair do estado de depressão ao se doar para outras pessoas que estavam em situação pior
que ela.Puxa que relato lindo.Acho que tem tudo a ver com este texto.