sábado, 21 de novembro de 2009

Uma Nobre Qualidade...



Estimados Amigos,

A persistência é uma deliberada, energética e próspera atitude individual de insistir numa rota de ação independentemente dos possíveis obstáculos ou impedimentos que, por ventura, apareçam no caminho. Ela é uma conatural capacidade humana que auxilia as pessoas no processo de conseguimento dos seus objetivos.

A persistência, numa rota honorável, também pavimenta fascinantes trilhas que guiam o indivíduo pelas paisagens da superação, da inovação e do aprimoramento onde, a cada novo passo caminhado, existem inexprímiveis possibilidades, assim como renovações, pois a pessoa passa por um exuberante processo de modificação, assim como auto-valorização.

Ademais, ela é tão inerente a cada indivíduo como as asas são para os pássaros. Basta observar as crianças quando estão aprendendo a caminhar, quantas vezes elas caem antes do fantástico êxito de manterem-se firme, sem nenhum apoio externo? Imaginem se todo o bebê desistisse na primeira tentativa? Imagine se toda a criança parasse de tentar aprender se ela não conseguisse repetir as primeiras palavras que ouvisse?

Indubitavelmente, na fase pueril da vida, a persistência assemelha-se mais à um processo de repetição mecânica que induz à memorização da habilidade ou conhecimento expostos pelos familiares ou sociedade do que à uma resolutiva idéia resultante de uma volição pessoal.

Mesmo assim, a cognição desta realidade que permeia a vida humana é de primordial importância para a vida de qualquer ser humano, pois, com o passar do tempo, normalmente afetados por uma miríade de circunstâncias exteriores, assim como internas, muitas pessoas, de alguma maneira, esquecem-se desta característica que lhes é nata e, como consequência, paulatinamente, acabam abdicando do processo de lutar pelo que elas desejam, acabam procrastinando o início de alguma atividade até o dia que o desejo tenha desaparecido da mente e, como resultado, aquelas veneráveis faíscas que instigavam, motivavam e inspiravam a pessoa, acabam ofuscando-se.

Ademais, depois de certa altura da vida, tais indivíduos concluem que, infelizmente, o tempo já passou e que, consequentemente, já não é mais possível voar até a nuvem encantada do sonho pessoal. Então, normalmente segundo o status quo social, as pessoas casam-se e, quando os filhos aparecem, todos aqueles desejos não satisfeitos, em muitos casos, são transferidos para os descendentes. (Esta é uma das grandes causas dos conflitos entre pais e filhos, mas este é um assunto para outro dia)

No entanto, tais pessoas esquecem-se que Arthur Rubenstein, aos 90 de idade, interpretava Chopin como ninguém. Oscar Niemeyer, esta imortal luz brasileira, mesmo depois de um século de vida continua presenteando o mundo com sua pródiga e arquitetônica imaginação. Nelson Mandela, uma estrela de perseverança, passou 27 anos na prisão por acreditar num ideal de liberdade, igualdade e fraternidade. Na Índia, muitos MahAtmas (grandes almas) investem décadas de suas existências na busca do conhecimento sobre a real essência do homem. Ademais, neste fascinante planeta, existem milhares de exemplos que demonstram a magia da persistência na vontade humana.

Assim sendo, quando um indivíduo conscientiza-se dos benefícios da persistência, assim como de sua natureza sendo inerente à própria existência humana, tal pessoa encontra as energias, as volições e a coragem para ir em busca dos seus sonhos, independentemente da idade e da situação em que se encontra e, como resultado, tal indinvíduo decora sua própria vida com uma encantadora, iluminadora e inesquecível obra de arte pessoal.
Desta maneira, desejo-vos uma semana repleta de persistência em vossos esforços, coragem para seguir em frente e serenidade na caminhada.

Com amor e carpe diem,

Tadany


Um comentário:

Gisele disse...

Raquel,uma semana cheia de felicidade
e trabalhos de pintura.Sei que isso te deixa feliz.
A perseverança é a mãe de todas as virtudedes.Sei ela até o amor que é o vínculo da perfeição pode se acabar.Perseverar é "tudo".
Abraços fraternos...

Gisele.