terça-feira, 10 de novembro de 2009


A sociedade em que vivemos nos ensina a viver planejando a vida. Seja a longo prazo ou a cada dia. Vivemos rodeados de calendários e agendas para tentar organizar o modo como vivemos. E o pior, é que nós achamos que estamos no controle. Isso é um engano, pura ilusão!
Nunca poderemos controlar as nossas vidas completamente. não importa o que se faça, não depende só de nós. Por mais detalhados que sejam nossos planos, por mais realistas e garantidos que eles possam parecer, sempre alguma coisa poderá dar errado.
E o que acontece quando algo planejado dá errado?
Ficamos estressados quando as coisas saem do nosso controle e não atendem às nossas expectativas. Com certeza essa é uma das maiores fontes de stress da sociedade atual. E isto inclui você, “cara pálida”. E não venha me dizer que não!!!
Dê um pequenino intervalo no Twitter e nessa história de seguir os outros, e dê uma olhada na frequência com que seus planos se realizam da maneira que você estabeleceu. (ok, já pode voltar! )
É muito comum que nossos planos não aconteçam sempre da maneira prevista. Afinal não temos como prever o futuro. Tem sempre aquele e-mail inesperado, aquela reunião de última hora, cancelamentos, emergências, etc.
Bom, qual é a alternativa? Se estressar? Brigar com todo o mundo? Negativo, dê um tempo para você mesmo!


ALERTA: O que você vai ler agora não funciona para todos!


Considere fazer o seguinte:

Não planejar. Planejar é tentar controlar as coisas à nossa volta. Algumas vezes funciona, outras nem tanto. Não é você quem decide isso. Portanto, pare de planejar.
Não se preocupe com o futuro. Alguma coisa ruim irá acontecer? Existem certas coisas que irão acontecer e nós deveríamos estar preparados? Claro que sim. Se você estiver na rota de um furacão, provavelmente precisará se preparar. Por outro lado, o futuro é incerto, e se preocupar com ele é perda de tempo. É natural que você queira se organizar visando o futuro, mas direcione suas energias para o presente. De certa maneira, você estará sempre pronto para o que vier pela frente.


Não crie expectativas. Se você fica esperando que uma pessoa seja de uma certa maneira ou que as coisas aconteçam exatamente como você espera, desista. Não crie expectativas. É uma forma de se preparar para qualquer coisa que aconteça.

Não se aborreça com as atitudes dos outros. Não espere que as pessoas ajam de uma maneira ou de outra. Cada um é exatamente do jeito que ele deve ser, quer seja egoísta, esquisito ou agressivo. São problemas dos outros. Seu problema é querer que os outros sejam de uma determinada maneira. Tente entender mais os outros.

Não reagir além do normal. É o maior problema quando algo dá errado. A pessoa não deve se sobressaltar ou agir com uma carga emocional exagerada. É comum as pessoas reagirem de forma desproporcional ao ocorrido. Fique calmo, porque se as coisas estão “erradas”, não significa que elas irão permanecer assim. Problemas vêm e vão.

Não tente ser pró-ativo.
Essa é uma das propostas da moda (ser pró-ativo). Qualquer livro de gerenciamento e negócios lhe aconselha a ser assim. A idéia é realizar ações para prevenir os problemas antes que eles aconteçam. É válido! O problema é o excesso de preocupação sobre algo que “pode” acontecer. Perde-se um tempo enorme criando soluções para algo que eventualmente nunca irá acontecer. Seja moderado. Se nunca aconteceu, não desperdice tanto tempo e energia criando soluções para o futuro.

Esteja aberto. Como seria viver sem planos para o futuro? Assustador? Viver sem o controle rígido e a “segurança” costumeira nos parece caótico. Mas se você parar para refletir, isso já acontece mesmo com “planos” muito bem definidos. O futuro não nos pertence. Claro que a dica não é abandonar todos os seus planos da noite para o dia. Mas apenas relaxar e viver cada dia, sempre aberto aos acontecimentos de cada momento.

Faça o que você gosta. O que fazer, já que não temos um plano? Faça aquilo que você gosta. Crie alguma coisa divertida e interessante. Direcione suas energias para algo novo. O que você pensa estar criando pode até não ter nada a ver com as tendências e o futuro emergente, mas pelo menos você se diverte.

Faça na hora. Não deixe a vida simplesmente acontecer. Atue e faça o melhor agora mesmo. Faça o que precisa ser feito no presente.

Responda de forma apropriada. A vida “acontece”, e nós devemos dar respostas a ela. Mas ao invés de nos estressarmos, podemos responder calmamente e apropriadamente. Podemos realizar as ações, corrigir o problema, fazer o que é necessário para prevenir que não aconteça novamente, e tudo isso sem precisar arruinar o dia.

Aceite. Aceite o que acontece. Pode não ser o ideal para você, mas é o que a vida lhe tem dado, o que tem resultado de suas ações em um mundo imprevisível. Aceite-o, responda, aja, mova-se.
Novamente, este estilo de vida não é para todos. Alguns não têm liberdade para viver desta maneira, outros simplesmente não terão controle. Alguns pensam que é um modo passivo de vida, mas na verdade não é. É uma maneira de viver o momento sem estar preso ao futuro (ou passado!).
E quando vivemos o momento, nós realmente vivemos a vida com mais intensidade. Isto é um presente.

Recebi por e-mail. Desconheço o autor.

Um comentário:

Gisele disse...

Raquel,bom dia.Sabe querida tem uma
frase do Guimaães Rosa que gosto muito.

Felicidade se acha é em horinhas de
descuido.

Parece que quanto mais corremos e queremos segurar a vida dentro das
mãos "ela foge de nós".
Abraços,Gisele.