sexta-feira, 1 de maio de 2009

Tipos de Seres Humanos e o Impacto em Seus Processos Evolutivos.
















Todo ser humano é similar a um fantástico e sincronizado objeto composto de várias engrenagens cujo objetivo único é auxiliá-lo no na execução de suas tarefas, no entendimento do mundo ao seu redor e no "re"encontro consigo mesmo por meio das luzes do conhecimento.

Esta inteligentemente arquitetada e materializada estrutura é concebida tomando como princípio a equidade da manifestação para que todos possam, no transcurso de sua escala evolutiva, regressar ao porto de origem.

Mas se a estrutura que está à disposição da humanidade é a mesma para todos os seus integrantes e a estrutura brindada a cada ser é similar, como é que existem tantas diferenças nos níveis sociais, intelectuais, psicológicos e espirituais entre diferentes pessoas?

A resposta para tal pergunta é uma elaboração ampla, complexa e, frequentemente, devastadora que, por carência de espaço, não será diretamente redigida neste artigo. No entanto, para este assunto existem múltiplas teses, dogmas e explanações disponíveis que, mormente, mais complicam do que auxiliam o processo de entendimento.

Assim sendo, o objetivo deste artigo é restringir-se aos meios que podem causar tais diferenças ao invés de respondê-las diretamente, pois desta maneira cada pessoa pode ter mais conhecimento sobre algumas irrefutáveis verdades que se aplicam a todos os seres independentemente de sua sapiência, ou não, de tais leis.

Então, segundo alguns critérios de valores, comportamentos, espiritualidade e atitudes, é possível definir três principais tipos de seres humanos que na magnanimidade da vida coabitam com seus semelhantes com o intuito evoluir, ou não.

Em primeiro plano aparece o homem-animal. Este ser humano possui características comportamentais similar à dos animais, ou seja, o instinto, a ação e a reação impensados preponderam nas interações quotidianas. Sua percepção do mundo é egoísta e existencialista, ou seja, baseia-se no adquirir, usar e abusar dos recursos e pessoas que estão ao seu redor para o benefício próprio sem se preocupar com a preservação do sistema ou com o quanto ele está sendo maléfico para com outrem. Ademais, de tão árida e inóspita sua escala de valores se assemelha a um planeta inabitado e, finalmente, seu senso de espiritualidade é uma completa negação daquilo que ele tem medo de saber por que apresenta uma ameaça ao seu modus faciendi.

Em segundo lugar vem o homem-homem. Tal indivíduo é detentor de um comportamento mais aprimorado, reflexivo e ponderado que concebe certo respeito, entendimento e tolerância para com o seu ambiente. Sua percepção do mundo é sustentavelmente personalista, ou seja, pensa, age e trabalha em prol do benefício próprio, mas com o cuidado de não prejudicar, denegrir ou destruir o seu ecossistema, ou impactá-lo da menor maneira possível. Os seus valores concebem a propagação e manutenção de uma organização sustentável e evolutiva, regras de conduta e respeito e a propagação de juízos que auxiliam o bem-estar da sociedade e, finalmente, sua percepção espiritual consiste em conceber a existência de um Ser que tudo sabe, tudo pode e a tudo permeia.

Por último, sem ser o último, mas sendo o primeiro, existe o homem-luz. O comportamento deste indivíduo é repleto de compaixão, entendimento e amor com o intuito de compartilhar fraternidade, conhecimentos e paz por onde quer que passe. Ele percebe o mundo como uma magnífica e harmônica manifestação estruturada para que cada participante seja uma peça de auxílio para o desenvolvimento próprio e do seu ambiente. Os seus valores concebem a audácia de realizar sempre o bem independentemente da situação, lugar ou objeto de interação, a consciência de ter deveres para com a humanidade sem requerer direitos e a inexorável atitude de aceitar e tolerar as pessoas como elas são sem ansiar por modificá-las. Ademais, sua percepção do mundo é que tudo o que existe ao seu redor faz parte de uma inteligente obra onde a causa e o efeito são manifestadas de uma maneira única e, consequentemente, inseparáveis e, finalmente, sua espiritualidade preconiza a unicidade entre o visível e o invisível, o permanente e o impermanente, o perecível e o imperecível.

Além disso, é importante mencionar que estes três tipos de homens existem dentro de cada ser humano, mas que se manifestam em diferentes intensidades, forças e proporções em diferentes momentos e situações.

Mesmo assim, como mencionado anteriormente, estes três tipos de seres vivem juntamente neste planeta. Então, a pergunta persiste, como podem existir diferenças?

Após descrever, ainda que sucintamente, as características preponderantes de cada homem, é importante também adicionar que no processo "invisível" que governa a disposição metódica de funcionamento do universo existem algumas leis que são aplicáveis a tudo e a todos e, dentre elas, existe uma que a ciência chama de Princípio da Ação e Reação, a espiritualidade objetiva propaga como Lei do Karma e do Dharma e o adágio popular proclama como "não faça aos outros aquilo que você não gostaria que os outros fizessem a você".

Este princípio elabora-se sobre a tese de que para toda e qualquer ação, atitude ou pensamento existe uma reação de igual intensidade, mesma força e vetor contrário, ou seja, tudo o que uma pessoa pensar, atuar ou realizar regressará a ela com similar intensidade e força, tanto direta como indiretamente, tanto visível quanto invisivelmente.

Como conseqüência, sempre e quando qualquer indivíduo, consciente ou inconscientemente, agir de maneira inapropriada, possuir uma conduta perniciosa ou pensar desprezivamente serão depositados em sua "conta universal" débitos que, inevitavelmente, lhe serão cobrados enquanto que, por outro lado, a pessoa que possuir uma atitude augusta, um comportamento vivificante e pensamentos retos terá direitos creditados em sua conta.

Então, com base neste princípio e nos três tipos de pessoas que existem na humanidade é possível inferir que o homem é o principal gerador, condicionador e vetor de suas mazelas ou elevações, tristezas ou alegrias, regressão, estagnação ou elevação como ser humano.

Desta maneira, um mecanismo prático, tangível e objetivo para auxiliar o processo evolutivo pessoal é evitando ou rejeitando o homem-animal, moderando e tentando aprimorar o homem-homem e plena e assiduamente manifestando o homem-luz que existe dentro de você. Portanto, Seja Audacioso e acenda a Luz da sua Essência!!!

Com amor e carpe diem,

Tadany

* A palavra homem no texto tem o significado de humanidade, ou seja, tanto um ser do sexo masculino quanto do sexo feminino.

Nenhum comentário: