sexta-feira, 10 de abril de 2009

Tua Solidão

Tu te sentes só, abrigando em ti ansiedade mórbida acerca do assunto.

A solidão é punição cruel, para ti, e ainda que estejas rodeado pelos familiares e os amigos te cerquem, és uma ilha, isolado do gênero humano, por intensa solitude.

Tens, entretanto, comportamento conflitante, pois, apesar de detestares a solidão, foges ao convívio social, produzindo em ti a gênese de neurose peculiar.

Reflete sobre esta neurose que pouco a pouco se instala. Analisa o vazio que sentes e que te sufoca, e, verificarás, que tua solidão é a ausência de Deus, dentro de ti.

Esqueceste-O no afã das conquistas materiais, perdendo o norte que te conduzia a Ele. E assim, sofres, saudoso de Sua presença, em imensa solidão.

Reclamas das noites que se alongam, porque só enxergas a escuridão erma do espaço vazio; não vislumbras as estrelas, porque teus olhos cerraram para as belezas da Criação.

E, enquanto a insônia cruel te mantém desperto, de olhos abertos, te encontras, todavia, lamentavelmente adormecido em espírito.

Tantas tarefas requisitam o teu auxilio! Tantas almas precisam da tua ajuda! Teu egoísmo não te permite vê-las, porque contemplas tão somente a tua amargura e soledade.

Não estás só! Nunca estarás! Perto de ti, almas confrangidas.

Aguardam o teu auxílio, enquanto os Espíritos bondosos se aproximam de ti. Não os sentes, uma vez que estás absorvido em ti mesmo e no mundo frio que te envolve.

Desperta! Sai para o calor que só o amor e a caridade propiciam àqueles que se dispõem a servir. Esquece o isolamento em que te encarceras; abre o mais radioso sorriso e confirma que a vida é bela.

Agradece esta dádiva que recebeste, suavizando-te as dores alheias, consolando os que choram, alimentando os que têm fome, formando, assim, companhia permanente na família da compaixão, do amor e da caridade.

Desse modo não mais te sentirás só, e o vazio dentro de ti será permanentemente preenchido pela presença amiga de Jesus.

(LAR ESPÍRITA CHICO XAVIER – Espírito Amélia - Vera Cohim)

Nenhum comentário: