sexta-feira, 24 de abril de 2009

Gestos de Gratidão

A situação
biscoito
Um amigo, que mora em outra cidade, o recebeu para um fim de semana.

O que você deve considerar
Mesmo que seja uma pessoa bem próxima, é preciso lembrar que ele sempre estará mudando sua rotina e abrindo espaço para recebê-lo.

Mimo que agrada
Leve algo feito por você, como um bolo simples, desses bons para comer com café ou chá. Sugestões: um bolo com especiarias ou de gengibre com chocolate. Também podem ser muffins, biscoitos e geléia artesanais. Essas delícias, bem empacotadas, ficam lindas. "Presentear com doces funciona como um carinho. Eu costumo presentear com comida porque acredito que cozinhar é um ato de doação: por um momento, você fez algo pensando em agradar ao outro", diz Cris Maccarone, chef de cozinha do Madame Aubergine, ateliê e escola de cozinha, em São Paulo.

A situação
Uma amiga segurou a sua barra (ouviu, ajudou) quando você não estava bem.

O que você deve considerar
Quando estamos passando por uma fase difícil – fim de uma história de amor, problemas financeiros ou na família – é que descobrimos as verdadeiras amizades.

Mimo que agrada
Uma foto de vocês juntas emoldurada em um belo porta- retrato, o livro que a sua amiga estava querendo muito (o diferencial fica por conta da dedicatória feita por você na primeira página) ou uma tarde em um spa urbano, com direito a se cuidar bem com massagem e tratamento de pele para as duas.

Vale lembrar que todo e qualquer presente deve ser acompanhado de um cartão escrito a mão. Essas notas viram lembranças guardadas para sempre na memória.

A situação
boneca
Você pediu para uma amiga ou uma vizinha cuidar de suas plantas ou de seu animal de estimação enquanto viajava.

O que você deve considerar
No caso dos animais de estimação, a pessoa pode ter tido gastos com ração ou uma consulta veterinária de emergência.

Mimo que agrada
A primeira atitude é perguntar à sua amiga se ela teve algum gasto e, claro, ressarci-la. Além disso, uma coisa bacana é trazer de sua viagem algum presente especial, principalmente se sua rota tiver sido para lugares exóticos, diferentes. É sempre gracioso, por exemplo, dar algo que tenha uma história por trás. Pode ser o tradicional conjunto de bonequinhas russas que ficam lindas como enfeite na casa ou uma rede de tecido, feita por mulheres de uma ONG de apoio ao trabalho artesanal na região visitada.


almofadaA situação

Um amigo emprestou a casa de praia ou de campo para você passar alguns dias.


O que você deve considerar
Essa costuma ser uma atitude de generosidade e confiança. Além disso, existem gastos, como o uso de água e luz, que ficam embutidos no empréstimo, a não ser que você fique na casa por um período muito longo e combine com seu amigo de pagar as contas daquele mês.

Mimo que agrada
É gentil observar se a pessoa está precisando de algo para a casa, como almofadas, colcha ou mesmo um eletrodoméstico, e daí presenteá-la. Mas você pode optar por algo mais surpreendente, como preparar uma cesta cheia de gostosuras (bolo, geléia, frutas secas, pães especiais) e enviar com um bilhete de agradecimento. Outra idéia é dar a ela um par de ingressos para uma peça de teatro, espetáculo musical ou de dança.

Nada como o gesto certo na hora certa. É assim que a gente cultiva amizades e mantém as portas abertas e os corações aquecidos. Aqui, recolhemos sugestões de agrados e presentinhos para você agradecer pelas situações que merecem sua atenção.

Texto Ana Holanda (revista Bons Fluidos)

Nenhum comentário: