domingo, 12 de abril de 2009

Pensamento da Semana

No transcurso do dia-a-dia, os seres humanos naturalmente se envolvem em diversas situações e interações com pessoas e com o ambiente onde elas habitam. Esta conjuntura gera uma profusão de sensações e sentimentos que, ora são agradáveis, ora desagradáveis.

Baseado no senso comum de que as situações prazerosas possuem um vetor construtivo e benéfico aos seres humanos, assim como, por outro lado, as situações indesejáveis contêm uma pitada devastadora e maligna, o objetivo deste texto é discorrer brevemente sobre as atividades cujo resultado é desagradável, que se segue:A mente humana está sempre envolvida no seu principal papel, isto é, pensar e, como conseqüência, indiscriminadamente vaga de um pensamento a outro.

Esta realidade é importante de ser percebida porque quando algo indesejável acontece, inevitavelmente, tensões, perniciosos sentimentos ou preocupações são gerados na imaginação humana. Mas, devido ao fato de que os pensamentos seguem seu rumo, a maioria dos sentimentos não são deliberadamente processados e, como resultado, eles tendem a acumular-se no consciente humano, ou seja, grão após grão de indecorosas lembranças amontoam-se no saco mental sem serem adequadamente analisados ou entendidos.

Deste modo, no final de um dia, vários grãos são adicionados e, no seguinte dia alguns mais, depois outros mais até o momento em que o receptáculo está estufado de desprazíveis conteúdos e, como efeito, as pessoas explodem emocionalmente.

Esta explosão possui vários meios ou maneiras de se manifestar, mas o relevante é compreender que, mormente, ela é danosa, inconseqüente e dolorosa, tanto para quem a executa como também para as pessoas que, porventura, estejam ao redor do ser que "explode".

Assim sendo, é pertinente questionar se existe alguma maneira de mudar tais situações?Normalmente não se pode mudar o resultado de uma situação, pois a mesma já aconteceu. Então, se o resultado não pode ser mudado, o que pode ser feito para entendê-lo? Esta pergunta é deveras relevante, mas a resposta está, geralmente, relacionada com a situação, assim como com a interpretação ou o peso que pessoa cada denota a interação. Portanto, é quase impossível descrever sobre o assunto neste texto.

Mesmo assim, como regra geral existe uma sugestão paliativa para evitar o acúmulo de indecorosas sensações, que é a seguinte: Quotidianamente as pessoas fazem uma preventiva higiene corporal e, após tal processo, muitos realizam cuidados adicionais por meio de cosméticos e fragrâncias.

Similarmente, é de vital importância que diariamente as pessoas façam uma cautelosa e minuciosa limpeza de todas as situações indesejáveis que permearam o quotidiano de maneira que, no próximo dia, o indivíduo desperte "limpo", efusivo e radiante para labutar livremente em busca da realização dos seus desejos, ambições e sonhos.

A pessoa que realiza esta tarefa com esmero e carinho notará que em sua vida um sublime espaço de força, vitalidade e coragem despertará com a mesma em cada aurora.

Desta maneira, desejo-vos uma semana repleta de objetiva consciência das interações quotidianas, um requintado asseio das perceptíveis impurezas e um deleitável adorno de vossa essência.

Abraços e carpe diem!!
Tadany


Poema 214

Existe uma energia universal
A qual desconheço o nome
Que é ígnea, ubíqua e transcendental
E que está ao acesso de qualquer homem.
(Tadany – 08 10 05)

Poema 107

Muitos medos correm sobre o mar de desilusão

Muita angústia jorra do vulcão da amargura

Muita dor treme no terremoto da culpabilidade

Muita ansiedade nasce na fonte do desespero.

(Tadany – 22 10 03)


Poema 85

Quando o homem abusou de seus poderes
Foi necessário cobrir os conhecimentos com um véu
E para representar a dualidade dos seus prazeres
Convencionou-se, na divisão da unidade, o inferno e o céu.
(Tadany – 21 03 05)

Nenhum comentário: