sexta-feira, 1 de junho de 2012

A vida é um origami

Pensamento para um Bom Dia HOJE:

Se o que tens a dizer não é mais belo que o silêncio, então cala-te.

(Pitágoras)

 

images (5)

 

O Origami

(autoria não encontrada)

 

E eis que em minhas andanças pelo mundo, encontrei certa vez, sentado num banco de uma praça de uma cidade cujo nome não me lembro, um velho sábio. Logo que o reconheci sentei ao seu lado para pedir algum conselho que só os sábios podem transmitir.

- Velho sábio, eu queria saber qual é o sentido da vida. Perguntei ansioso.

- Fazes uma pergunta que só tu podes responder. Disse.

- Como assim?

O sábio não me respondeu, em vez disso retirou de seu alforje duas folhas em branco, depois me deu uma folha e começou a dobrar a outra.

- Conheces o origami?

- Sim, é uma técnica oriental que consiste em dobrar uma folha até que esta se torne uma figura.

- Exatamente. É uma técnica milenar. Depois de um momento de pausa disse:

- Sabes, o sentido da tua vida é como esta folha em branco.

- O que? Realmente não entendi aquela parábola.

- Cabe a tu escolheres que figura fazer. Cada dobra é uma decisão que tomas e tu escolhes se no final esta folha virará um pássaro, um barco ou um coelho.

"A vida é como uma folha em branco, e és tu que escolhes que sentido dar para a mesma."

Naquele momento comecei a entender as suas sábias palavras.

- Cada dobra deve ser feita com cuidado, pois se dobras errado a folha ficará marcada. Continuou.

"E somente aqueles que ousam fazer as mais arriscadas dobras conseguem os mais interessantes resultados." Naquele instante o sábio me mostrou um coelho feito com a folha em branco.

Então naquela manhã sentado ao lado de um velho sábio, fiquei dobrando uma folha em branco até que um pássaro surgiu das dobras que fiz. E eram sábias as palavras daquele velho homem.

 

Tenha Um Bom Dia HOJE!

 

João Carlos Maffesoli (aluno e aprendiz)

Coração vermelho

Nenhum comentário: