quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Viva uma vida que vale a pena ser vivida...

402713_345070325512838_100000296211172_1328503_366861210_n

 

Pensamento:

Se eu conseguir fazer você pensar igual a mim, eu e você teremos perdido nosso tempo. Se eu conseguir fazer você pensar por si, nós dois aprendemos e ganhamos a vida.

Professor Sigmar Sabin

Mensagem:

Olá!

Você se conhece a si mesmo?

Tenho dúvidas, se sim.

Se você já se assustou com o começo deste texto ou ficou com vontade de xingar. Eu só posso vibrar com isso. É esta minha intenção mesmo.

Não de assustar ninguém, muito menos você como leitor deste site. Quero trazer você para uma realidade fora do quadrado.

Aqui você vai pensar fora do quadrado. Comigo ou por si mesmo.

Como pensador fora do quadrado, estreio, não com um texto próprio, mas com a contribuição de um pensador fora do quadrado chamado Huberto Rohden que fala sobre Sócrates:

 

CONHECE-TE A TI PRÓPRIO E SERÁS IMORTAL...

Alguns séculos antes de Cristo vivia em Atenas, o grande filósofo Sócrates. A sua filosofia não era uma teoria especulativa, mas a própria vida que ele vivia. Aos setenta e tantos anos foi Sócrates condenado à morte, embora inocente.

Enquanto aguardava no cárcere o dia da execução, seus amigos e discípulos moviam céus e terra para o preservar da morte.

O filósofo, porém não moveu um dedo para esse fim; com perfeita tranquilidade e paz de espírito aguardou o dia em que ia beber o veneno mortífero.

Na véspera da execução, conseguiram seus amigos subornar o carcereiro (desde daquela época já existia essa prática...), que abriu a porta da prisão.

Críton, o mais ardente dos discípulos de Sócrates, entrou na cadeia e disse ao mestre:

- Foge depressa, Sócrates!

- Fugir, por quê? - perguntou o preso.

- Ora, não sabes que amanhã vão matar-te?

- Matar-me? A mim? Ninguém me pode matar!

- Sim, amanhã terás de beber a taça de cicuta mortal - insistiu Críton.

- Vamos, mestre, foge depressa para escapares à morte!

- Meu caro amigo Críton - respondeu o condenado - que mau filósofo és tu! Pensar que um pouco de veneno possa dar cabo de mim...

Depois puxando com os dedos a pele da mão, Sócrates perguntou:

- Críton, achas que isto aqui é Sócrates?

E, batendo com o punho no osso do crânio, acrescentou:

- Achas que isto aqui é Sócrates? ... Pois é isto que eles vão matar, este invólucro material; mas não a mim. EU SOU A MINHA ALMA. Ninguém pode matar Sócrates! ...

E ficou sentado na cadeia aberta, enquanto Críton se retirava, chorando, sem compreender o que ele considerava teimosia ou estranho idealismo do mestre.

No dia seguinte, quando o sentenciado já bebera o veneno mortal e seu corpo ia perdendo aos poucos a sensibilidade, Críton perguntou-lhe, entre soluços:

- Sócrates, onde queres que te enterremos?

Ao que o filósofo, semiconsciente, murmurou:

- Já te disse, amigo, ninguém pode enterrar Sócrates... Quanto a esse invólucro, enterrai-o onde quiserdes. Não sou eu... EU SOU MINHA ALMA...

E assim expirou esse homem, que tinha descoberto o segredo da FELICIDADE, que nem a morte lhe pôde roubar.

CONHECIA-SE A SI MESMO, O SEU VERDADEIRO EU DIVINO. ETERNO. “IMORTAL...”

Como ele, aprendi a pensar fora do quadrado.

E você, vai pensar como?

 

Prof. Di Market

Phillipy di Marketi

divisoria7

Nenhum comentário: