quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Colecione pequenas alegrias...

Pensamento:

A alegria adquire-se. É uma atitude de coragem. Ser alegre não é fácil, é um ato de vontade.

Gaston Courtois

 

tumblr_libydxRS4x1qefyomo1_400

 

Bom dia!

 

Você tem ideia do que é colecionar pequenas alegrias ?

Se você parar só por um instante e pensar sobre seu dia-a-dia, ou sobre o que foi seu dia de ontem, vai perceber que muitas tristezas se apresentaram ou lhe foram apresentadas.

Se viu os noticiários, então foi bombardeado com notícias ruins.

Claro que você não pode fechar os olhos e ouvidos para elas. Mas também não deve permitir que elas contaminem você a ponto de olhar o mundo todo como uma visão ruim dele.

Ao ler um artigo de Rubem Alves, que versava sobre um tema muito interessante: “Ensinar a Alegria”, eu parei justamente para refletir. Essa reflexão que agora estou propondo a você também .

Rubem Alves começa falando sobre o costume que algumas pessoas têm de falar dos sofrimentos dos professores. Destacando que gosta de andar sempre em direção oposta, falar sobre o contrário: “A alegria que é ser professor”, comparando esse dito sofrimento ao sofrimento das dores de parto. Onde a mãe aceita essa dor, que logo é esquecida, por que a substitui pela alegria de dar à luz um filho.

Nessa linha de pensamento, que me dei conta, que raramente comemoramos as alegrias da vida, digo as pequenas alegrias, essas que acontecem rotineiramente, como também acontecem tristezas. As tristezas, estas sim acabam recebendo destaque, mas as alegrias não.

Sabe como é isso ?

Lembre-se de algum momento que você trocou um sorriso com uma criancinha, esta retribuiu um sorriso alegre, mesmo que a mãe não tenha percebido esta momentânea cumplicidade entre vocês.

Pois é, hoje decidi experimentar essa alegria. No meio da correria normal de uma cidade grande. Encontrei essa criancinha, pequenina mesmo, aparentemente menos de um ano de idade.

Sei que para mim foi uma alegria imensa, que guardei aqui no fundo da minha alma. Que não vi a hora de parar e compartilhar com você !

Além de usar justamente esse exemplo, para propor essa reflexão. E não para por aí. São tantas outras pequenas alegrias. Como essa que comentei no início da mensagem ou um colega que chegou animado, cumprimentou você “fora do comum”. Uma pequena gentileza recebida no trânsito, até mesmo um pedido de desculpas que alguém dirigiu a você, com um sorriso, ainda que envergonhado.

Pense em quantas dessas alegrias você já viveu, curtiu, saboreou no dia a dia, mas nem sempre deu a elas o crédito a elas mereciam.

Os cientistas já provaram que essas alegrias somadas durante a vida, são benéficas ao coração.

O que você acha da ideia de prevenir-se de ataques cardíacos, simplesmente cultivando pequenas alegrias?

Pense Nisso...

Tenha um Bom Dia HOJE !

 

Sigmar Sabin

Professor e Aprendiz da vida

bonifrati-folhinha-grilo

Nenhum comentário: