quinta-feira, 14 de abril de 2011

Mudança é a nossa única certeza...

Pensamento para um Bom Dia HOJE:
           Nada mais permanente que a mudança.           
(Heráclito (Século VI a.C.))

Vector-Girls_1

          Tenha um Bom Dia HOJE!

Se você não mudar nada muda, já profetizou alguém um dia. 

Como o próprio pensamento de Heráclito, a mudança é a única certeza que nós temos. Isso ele falou no século seis antes de Cristo.

Muitos profissionais, palestrantes, conferencistas, escritores, professores, baseiam todo seu trabalho em pregar essa tal “Mudança”.

Mas a mudança sempre existiu, sempre existirá. Aliás, desde o tempo das cavernas que tudo muda. Hoje em dia é as mudanças acontecem numa velocidade muito maior.

Com certeza as mudanças sempre irão nos assustar e nos amedrontar!

O que poderemos fazer diante desta certeza?

Primeiramente, rever nossas atitudes e comportamentos, diante das mudanças que acontecem. Algumas delas são de fato acontecimentos sobre os quais não temos nenhum controle.  Outras já podemos controlar.

Aquelas sobre as quais não temos controle são situações como uma demissão involuntária causada por que a organização fechou as portas, devido sua falência, por exemplo. A perda de um familiar, parente ou amigo.

Mudanças sobre as quais temos controle são aquelas que ocorrem, por que nós agimos deliberadamente para que aconteçam.

Por exemplo: procurar um novo emprego, começar um relacionamento, mudar de casa ou cidade.

Porém, para muitas pessoas o simples fato de mencionarmos a palavra mudança, já é motivo para lhes acelerar o coração, provocar suor nas mãos, etc.

Isto ocorre por que de uma forma até errada, todos nós somos educados desde cedo a evitar as mudanças, ficando numa “zona de conforto”, onde nos sentimos protegidos.

Somos levados a esse comportamento de evitar o novo, basicamente por que muitas vezes, temos medo de falhar, medo de se expor ao ridículo e principalmente medo da desaprovação dos outros.

Por isso corremos o risco de permanecer sempre na mesma situação, optando sempre pelo conhecido ao invés de descobrir novos horizontes, novos caminhos, adquirir novas experiências.  Correndo um perigoso risco da “Acomodação”.

São alguns os perigos comportamentais diante das mudanças que corremos!

Como por exemplo, agir como um DINOSSAURO! Ou seja, não reagir e não se adaptar. Apesar da sua força, os dinossauros desapareceram da face do planeta, por que simplesmente não tiveram competência de adaptar-se ás mudanças do seu tempo.

Outro comportamento é agir como AVESTRUZ, aquela ave desengonçada, que em situações de perigo, simplesmente mete a cabeça num buraco, ignora as mudanças e o perigo.

Mas, nós poderemos optar por agir como ASTRONAUTA, reagir de forma proativa, conseguindo prever e dominar as circunstâncias.

Esta é das características do ser humano que nos possibilita a supremacia sobre as outras espécies.

Ao aceitarmos encarar as mudanças, nos desenvolvemos, crescemos, aprendemos e evoluímos.

Finalmente quero lembrar que para cada obstáculo que nos encontramos no caminho, temos uma recompensa ou benefício em igual valor e intensidade.

Aceite os desafios e encare as mudanças que são “inevitáveis” como a verdadeira escola da vida. Esteja disposto para desbravar novos caminhos.

Pense Nisso Hoje... 

Tenha um Bom Dia HOJE!
Sigmar Sabin
Professor e Aprendiz da vida

1864

Nenhum comentário: