sábado, 16 de abril de 2011

A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.

3457774386_f2f01b16aa

Certa vez me disseram que "a dor é inevitável. O sofrimento é opcional".

Mas você já parou para pensar no que isso quer dizer?

Para mim, a dor, geralmente, traz consigo sentimentos dos quais tentamos fugir constantemente, seja na profissão, quanto em relacionamentos. Insegurança, tristeza, baixa auto-estima, decepções… ah!, poderia citar vários, mas somente quem passa por uma dor sabe o quanto, de fato, ela dói.

Parece redundante, mas não é.

Acredite: as dores podem ser classificados por estágios. Pode ser uma dor de pancada, uma dor de cabeça e a que todos, pelo menos uma vez na vida passam, a dor de amor.

Mas, quero dizer, o amor não se refere apenas no amor homem X mulher. Pelo contrário, ele transcende o espaço do relacionamento entre um casal e afeta pai, mãe, tio, avó, cachorro, papagaio, avestruz, enfim.

Todos nós estamos sujeitos a dores.

Mas você já parou para pensar no significado dessa dor?

Novamante, cito estágios como ponto de referência para mim.

Estágio um: você é pequeno, uma criança. Cai de bicicleta. Dói. Você chora, esperneia e faz bico. Sabe que pode ficar uma cicatriz ou não. Mas você esquece, deixa passar e logo está pronto pra outra.

Estágio dois: você é adolescente. Tudo gira ao seu redor. Você acredita que ama alguém. Se esse alguém não o ama, seu mundo desaba. Você perde o rumo e acredita que perdeu o amor da sua vida. Bobagem!. Ele foi só o início de uma longa jornada…

Estágio três: você virou uma pessoa adulta. Isso não quer dizer necessariamente que você é madura. Supondo que seja, você pode ou não aceitar as coisas como elas são e, caso não aceite, muda de atitude. E era exatamente nessa palavra que eu queria chegar: atitude.

a.ti.tu.de
sf (fr attitude) 1 Modo de ter o corpo; postura. 2 Norma de proceder ou ponto de vista, em certas conjunturas. 3 Propósito ou significação de um propósito. 4 Psicol Tendência a responder, de forma positiva ou negativa, a pessoas, objetos ou situações. 5 Sociol Tendência de agir de uma maneira coerente com referência a certo objeto. 6 Astronáut Posição de um foguete, míssil ou satélite artificial, determinada pela inclinação do seu eixo em relação a algum ponto de referência. 7 Bel-art Posição que os pintores e escultores dão às suas figuras. A. de vôo, Aeron: inclinação dos três eixos principais de um avião em direção do vento relativo. Tomar uma atitude: decidir-se por um ou outro parecer ou procedimento e agir de acordo.

A atitude determina se você quer que esta dor seja um sofrimento.
Ou se essa dor trará novas perspectivas e aprendizados.
De qualquer forma, posso afirmar: toda dor traz novo começo!

(Laís Varella)

5585289_iTTdf[4]

Nenhum comentário: