sexta-feira, 8 de abril de 2011

Comece hoje fazendo a diferença na vida de alguém...

Pensamento para um Bom Dia HOJE:
     O problema com as boas ideias é que elas
acabam dando muito trabalho.           
   (Peter F. Drucker.)             

159703
Bom Dia.

Você já se perguntou, por que eu assino as mensagens diárias do Bom Dia HOJE, como “Professor e Aprendiz da Vida?”.

Aliás, isso até já provocou alguma polêmica.  Mas na verdade, eu simplesmente me considero sempre como um “Aprendiz”, aprendiz de professor sim, aprendiz de ser humano, aprendiz de gente. 

Nessa condição é que tenho maior predisposição para crescer, absorver o que tem aí fora no mundo para ser aprendido. 

Vejo como meus alunos se espantam quando falo em sala de aula que estou lá para aprender com eles também.

Nessa caminhada de aprendizagem todo dia me surpreendo com a quantidade de coisas que desconheço.

Por isso, me proponho, talvez até remando contra a correnteza, em ser “diferente”. De verdadeiramente, fazer a diferença, como nesta breve história que apresento. 

Desconheço o verdadeiro autor. Mas já a ouvi diversas vezes, como também a li outras tantas.

João trabalhava em uma empresa há dois anos.  Sempre foi um funcionário sério, dedicado e cumpridor de suas obrigações. Nunca chegava atrasado. Por isso mesmo já estava há dois anos na empresa, sem ter recebido uma única reclamação.

Certo dia, ele foi até o diretor para fazer uma reclamação:

- Sr. Gustavo, tenho trabalhado durante estes dois anos em sua empresa com toda a dedicação, só que me sinto um tanto injustiçado. Fiquei sabendo que o Fernando, que tem o mesmo cargo que eu e está na empresa há somente seis meses já será promovido?

Gustavo, fingindo não ouvi-lo disse:

- Foi bom você vir aqui. Tenho um problema para resolver e você poderá me ajudar. Quero oferecer frutas como sobremesa ao nosso pessoal após o almoço de hoje. Aqui na esquina tem uma barraca de frutas. Por favor, vá até lá e verifique se eles têm abacaxi.

João, sem entender direito, saiu da sala e foi cumprir a missão.

Em cinco minutos estava de volta.

- E aí João? - Perguntou Gustavo.

- Verifiquei como o senhor pediu e eles têm abacaxi sim.

- Quanto custa?

- Ah, Isso eu não perguntei...

- Eles têm abacaxi suficiente para atender a todo nosso pessoal? - Quis saber Gustavo.

- Também não perguntei isso...

- Há alguma fruta que possa substituir o abacaxi?

- Não sei...

- Muito bem João. Sente-se ali naquela cadeira e aguarde um pouco.

O diretor pegou o telefone e mandou chamar o novato Fernando.  Deu a ele a mesma orientação que dera ao João. Em dez minutos, Fernando voltou.

- E então? - Indagou Gustavo.

- Eles têm abacaxi sim seu Gustavo. E é o suficiente para todo nosso pessoal e, se o senhor preferir, têm também laranja, banana, melão e mamão. O abacaxi custa R$1,50 cada; a banana e o mamão custam R$1,00 o quilo; o melão custa R$1,20 cada e a laranja custa R$20,00 o cento, já descascada. Mas como eu disse que a compra seria em grande quantidade, eles nos concederão um desconto de 15%. Deixei reservado.

Conforme o senhor decidir, volto lá e confirmo o pedido - Explicou Fernando.

Agradecendo pelas informações, o patrão dispensou-o.

Voltou-se para João, que permanecia sentado e perguntou-lhe:

- João, o que foi que você estava me dizendo?

- Nada, patrão. Esqueça. Com licença...

E João deixou a sala...

Se não nos esforçarmos em fazer o melhor, mesmo em tarefas que podem parecer simples, jamais nos serão confiadas tarefas de maior importância.

Você pode e deve se destacar, até nas coisas mais simples, Fazer a diferença, ser a Diferença.

Só reclamar da nossa condição, não resolve. Precisos fazer muito bem a nossa parte.

E comece fazendo a diferença hoje na vida de alguém.

Pense nisso...

Tenha um Bom Dia HOJE!
Sigmar Sabin
Professor e Aprendiz da vida

linha9vu3

Nenhum comentário: