segunda-feira, 28 de março de 2011

Procure destacar somente a qualidade dos outros...

Pensamento para um Bom Dia HOJE:

                      Não direi mal de ninguém, mas só o que souber de bom acerca de cada pessoa.

            (Benjamin Franklin) 

020718ZI                   Tenha um Bom Dia HOJE!

Qual ou quais são suas maiores qualidades?

E defeitos?

Bem, isto aqui não é uma entrevista para um emprego, onde normalmente os recrutadores lanças estas perguntas, procurando avaliar se você é ou não, capaz de se autoavaliar.

Então, agora procure fazer uma pausa em tudo que estiver fazendo e imagine a seguinte cena:

Numa carpintaria acontece uma estranha reunião. É uma reunião entre ferramentas, para acertar as diferenças que existem entre elas.

O martelo exerce a presidência da reunião, mas os participantes lhe notificaram que teria de renunciar.

A causa?

Faz barulho demais e passa o tempo todo dando golpes. O martelo assume a sua parte da culpa, mas pede também que seja expulso o parafuso, alegando que ele dá muitas voltas para conseguir qualquer coisa. O parafuso concorda, mas, por sua vez, pede a expulsão da lixa. Disse que ela é muito áspera ao tratar dos demais com atritos. A lixa acaba acatando a decisão, mas com a condição de que o metro, que sempre mede aos outros seguindo sua medida como se ele fosse o único perfeito.

No calor da discussão, o carpinteiro entra, junta o material e começa a trabalhar. Utiliza o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, uma rústica madeira converte-se num fino móvel.

Em seguida o carpinteiro termina sua tarefa e as ferramentas ficam novamente a sós e a assembleia é retomada.

Ai então que o serrote pede a palavra e diz:

- Amigos. Ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro vem aqui e trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos fortes, nos usa naquilo que cada um de nós tem habilidade. Assim proponho um trato: não vamos mais ressaltar nossos pontos fracos e vamos passar a valorizar nossos pontos fortes.

Todos concordam com a proposta do serrote!

Agora volte ao mundo real, essa aí que você vive. Onde no dia a dia você também corre riscos de se envolver em reuniões como esta que aconteceu com as ferramentas.

Quantas vezes, isso já não ocorreu com você? 

De pessoas ficarem atentos e ainda destacar com ênfase seus defeitos e das pessoas à sua volta. Como colegas, amigos, familiares?

Acredito que a pequena história da reunião das ferramentas, serve para ilustrar e ensinar o quanto é importante, focar nas qualidades das pessoas, mesmo que não tenha lá grande simpatia por elas. Afinal são as qualidades delas ou suas habilidades que serão utilizadas apenas.

Que tal fazer uma experiência hoje?

Focar apenas nas qualidades das pessoas que estiverem à sua volta, e daquelas que por ventura cruzarem seu caminho hoje.

Ainda se possível, sem parecer bajulador, se esforçar para destacar essa qualidade através de um comentário ou elogio.

Ah, se a pessoa em questão realmente tiver algum ponto fraco ou um defeito para o qual você não tiver o “Poder” de mudá-lo, procurar simplesmente deixar de lado, qualquer observação negativa sobre o mesmo.

Acredito que uma atitude assim, tem uma força muito grande sobre a qualidade dos relacionamentos em todos os lugares por onde passar.

Tenha certeza que tratará muito melhor as pessoas e será tratado melhor pelas pessoas.

Agora só um último lembrete: Cuidado para você não querer mostrar ou destacar seus próprios defeitos. Foque também em suas próprias qualidades.

Pense nisso...

Tenha um Bom Dia HOJE!

Sigmar Sabin
Professor e Aprendiz da vida

fada6

Nenhum comentário: