terça-feira, 27 de julho de 2010

Para vencer é preciso comprometer-se consigo mesmo...

Pensamento para um Bom Dia HOJE:

O sucesso não é determinado pelas vezes em que você cai ou é derrubado, mas na rapidez com que você volta a se levantar.
(Ralph Marston)

Bom Dia!

Como você está hoje?

O que você vai fazer para manter a situação se estiver bem ou mudar a situação que não está legal?

Sim, porque se você acaba de responder algo para a pergunta inicial que eu lhe fiz, independente de que sua resposta tenha sido positiva ou negativa, alguma coisa é necessária que seja feito. Esse esforço pode fazer com que você mergulhe numa sensação de paz, de felicidade e de realização ou mesmo de tristeza e frustração.

Enquanto você reflete sobre esta primeira provocação, vamos avançar para próximas questões.

Qual é o custo da felicidade?

Qual é o custo do sucesso, da realização pessoal, da satisfação com seu próprio corpo, da realização de um sonho?

Agora eu sugiro que você pare só mais um instante para pensar seriamente nestas questões. Porque, se fazer sucesso na vida, não tivesse nenhum custo, todos nós, melhor, todo mundo faria ou alcançaria o sucesso que desejasse. Se as conquistas ou as realizações, não tivessem um custo, todas as pessoas estariam realizadas e conquistariam simplesmente tudo que desejassem.

Da mesma forma, a felicidade exige uma dedicação a ela. Caso contrário ela perderia o sentido. Não acha?

Ah sim... Tenho certeza que alguém ai vai levantar-se e contestar ou pelo menos afirmar que não precisaria ser tão difícil.

Concordo com quem pensar assim, mas a dificuldade de que estou falando é relativa. Tudo vai depender do quanto você está preparado para arcar com os custos ou da relação que você faz entre custo e benefício.

Eu vou lhe dar exemplos então?

Um atleta, para conquistar uma medalha em uma modalidade qualquer que deseja, não basta apenas querer participar de competições e vencer. Ele precisa estabelecer uma meta que deseja alcançar, então dedicar-se a um programa de muito treinamento e de preparação, munir-se de determinação e atitudes vencedoras, concentrar-se na vitória que deseja alcançar e competir.

Da mesma maneira, uma pessoa que deseja a realização profissional, que deseja o emprego dos sonhos, precisa se preparar e adquirir conhecimentos sobre a área ou profissão onde quer atuar, desenvolver habilidades e se possível adquirir experiências, juntamente com uma boa apresentação pessoal. Além de saber “vender seu peixe”.

A jovem que sonha conquistar uma companhia legal, para complementar sua vida amorosa, deve desenvolver qualidades e ter atitudes, que atraiam as pessoas certas.

O Rapaz, que acaba de decidir sobre seu corpo, não concordando com seu peso e quer alcançar um peso ideal, seja por determinação própria ou por sugestão médica. Terá uma maratona de desafios pela frente, adequar-se a um programa de reeducação alimentar, vigiar seu apetite, buscar acompanhamento médico e manter visitas frequentes à balança.

Mas como estamos falando de custos de uma conquista ou da realização de um sonho. Existe aqui, outro item importante que em qualquer um dos casos citados aqui deve ser analisado com cautela, mas muita determinação.

Quer saber?

Então reflita: Qual é sua capacidade de enfrentar um dos desafios citados ou propostos, como um todo, sem desanimar diante do “tamanho da montanha a ser escalada”?

Muitas vezes um desafio ou mesmo um sonho, pode parecer grandioso demais para ser realizado. Ou você se sentir pequeno, talvez incapacitado de dar conta dele ao todo, duma vez.

Pra isso existe uma saída muito simples. Não encarar o desafio de uma vez, ao todo, mas procurar dividir o objetivo final ou as tarefas necessárias para alcançá-lo em etapas menores, faz com que seja menos assustador ou até menos desafiador.

Divida sua conquista em parcelas.

Não é assim que as pessoas com uma renda ou capacidade menor de pagamentos, compram os bens que representariam um ou mais anos de seu salário? Fazendo um parcelamento?

Você quer ver como é?

Vou pegar o último exemplo, o do rapaz que deseja emagrecer. Até por tratar-se de uma situação mais corriqueira, talvez mais desafiadora, que as demais. E também a que apresenta maior índice de desistências em sua conquista.

Suponha que alguém que você conhece, deseja ou mesmo necessita emagrecer alguns quilinhos. Por exemplo, o desafio inicial é algo como 18 ou 20 quilos, para chegar ao peso ideal. É um número interessante, não acha?

Ah, e agora?

Se a proposta, o desafio ou meta for alcançar os 18 ou 20 quilos de emagrecimento numa só etapa, que pode ser num período de três meses. Tenho certeza que de saída, vai lhe parecer um desafio assustador. Um objetivo quase inalcançável. Não é mesmo?

Mas se esse objetivo for dividido em algo como 1 quilo por semana. Cada pequena etapa destas será muito mais fácil de ser conquistada e ainda sem a sensação de um grande sacrifício.

Mas para que alguém esteja disposta a encarar um desafio assim, precisa de mais um motivo ou estímulo para seguir adiante. A recompensa por cada etapa conquistada. Então, tem mais: Cada pequeno objetivo alcançado, deve ser celebrado.

Sim... Você precisa estabelecer uma forma de premiar-se por cada pequena conquista nesse intervalo de tempo. Assim a motivação para alcançar seus resultados será muito maior e mais significativa. Como é para um atleta que terá uma medalha ou um troféu ao vencer uma competição.

Lembre-se, que mesmo o menor dos esforços cria o embalo. Mesmo que você só avance um pouquinho hoje, ainda assim será um pouquinho mais próximo do seu objetivo, do que você estava ontem.

Avance rumo ao seu sucesso. Mas esteja certo que tudo tem um custo. Então esteja preparado para bancá-lo. Comprometa-se consigo mesmo.

Pense nisso...

Tenha um Bom Dia HOJE!

Sigmar Sabin
Professor e Aprendiz da vida

Nenhum comentário: